Prefeitura realizou mutirão contra a dengue na Vila São Silvestre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 13:04, por: cdb

28/03/2012«-»» Prefeitura realizou mutirão contra a dengue na Vila São Silvestre   Agentes de Saúde orientaram a população na prevenção à dengue

No sábado, 24, a Prefeitura de Barueri realizou o primeiro mutirão de combate à dengue de 2012 na Vila São Silvestre, região do Engenho Novo. Durante o dia inteiro, cerca de 50 agentes de vigilância em saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, visitaram as residências do bairro para orientar os moradores sobre como agir para evitar a disseminação do mosquito “Aedes aegypt”, causador da doença.

 

A maioria dos domicílios foi visitada, mas nem todos puderam ser vistoriados porque alguns estavam fechados e em outros os seus proprietários não atenderam os agentes. Além de detectar possíveis focos do mosquito vetor da dengue, os agentes também colocaram telas de proteção nas caixas de água que estavam sem e incentivaram a população a colaborar, conscientizando-a da necessidade de uma participação efetiva para evitar a disseminação da doença no município.

 

Focos nas residências

Os técnicos do Departamento de Controle de Zoonoses de Barueri alertam que a população corre mais o risco de contrair a dengue em suas próprias casas já que, segundo eles, quase 90% dos focos de ovos do mosquito transmissor da doença estão dentro das residências ou nas áreas comuns como varandas, quintais e jardins.

 

Portanto, não deixe recipientes com água parada, tais como pratos de vasos, garrafas e latas vazias, pneus. As calhas e lajes devem estar sempre limpas, sem água empoçada. As caixas de água também precisam estar bem cobertas com tela e tampadas. Evite acumular lixo e entulhos no quintal.

 

Todos devem colaborar

Erasmo Gonzaga, morador do bairro há 15 anos, abriu a sua casa para a vistoria dos funcionários. Ele acha que todos devem colaborar. “É importante esta ação da Prefeitura, mas todos nós devemos estar atentos no dia-a-dia para evitar a propagação da doença”, disse.

 

As agentes da vigilância, Elisa Magalhães e Christianne Veloso, reforçam que todos os moradores devem colaborar, abrindo as suas casas e recebendo bem os técnicos. “Nós damos todas as orientações necessárias, mas se não houver colaboração das pessoas o nosso trabalho fica prejudicado e a dengue pode aparecer”, alertam.

 

É importante salientar que, mesmo com os mutirões programados para este ano, as visitações de rotina continuam sendo realizadas normalmente pelos agentes da dengue em todos os bairros da cidade. Os funcionários estarão devidamente identificados.

 

Serviço

O tema da campanha, neste ano, é “Dengue, na minha casa não”. Qualquer dúvida ou notificação de casos, reclamações ou informações, utilize o DISQUE DENGUE: 0800 77 17 207.Fotos   Secretaria de Comunicação Social