Prefeitura realiza mais uma etapa da capacitação para o SAMU

Arquivado em:
Publicado Quarta, 29 de Fevereiro de 2012 às 12:21, por: CdB

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o primeiro Curso de Qualificação em Regulação Médica das Urgências/Emergências. O evento será realizado nos dias 02 e 03 de março, das 8 às 18 horas, no Estância Parque Hotel e contará com a presença de dois médicos palestrantes, referências no assunto no cenário nacional.

Os médicos, Edson Valle, do Paraná, e Antônio Onimaru, de São Paulo, ministrarão palestras sobre regulação médica de urgências e emergências. Para a secretária municipal de Saúde, Irani Ribeiro, o propósito do curso é qualificar os profissionais para que possam oferecer à população uma qualidade ainda maior nos atendimentos. “Este curso vai trazer mudanças positivas para o SAMU”, disse. Ela explicou que este trabalho de qualificação em regulação de urgências tratará de temas ligados a ordenação, orientação e decisão técnica em relação aos pedidos de socorro.

Melhorias

O curso de Qualificação em Regulação Médica das Urgências/Emergências é mais uma de várias medidas tomadas para qualificar o SAMU. Outras já foram colocadas em prática como a reforma da sede, outras palestras, curso para pilotos das motolâncias junto à Polícia Rodoviária Federal, entre outros, que possibilitarão mais recursos do Ministério da Saúde para Anápolis. “Estamos fazendo nosso trabalho com qualidade para que nossa meta seja alcançada, pois queremos que o SAMU da região de Pirineus seja o primeiro qualificado do Brasil. Com isso iremos contratar e equipar melhor nossas ambulâncias. Assim teremos mais qualidade na assistência e maior rapidez no atendimento”, completou a secretária.

Atualmente o SAMU atua com seis ambulâncias e duas motos, que realizam os primeiros socorros. A equipe é formada por três médicos durante a semana e quatro médicos durante os finais de semana, dois enfermeiros, seis condutores para ambulâncias e dois para as motos. No ano passado foram realizados quase 16 mil atendimentos de ocorrências de pessoas com problemas cardíacos; neurológicos; feridos em acidentes de trânsito, trabalho e doméstico; entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo