Prefeitura planta duas mil mudas no Bosque do Botânico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 17:37, por: cdb

 

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), iniciou nessa semana a rearborização do Bosque e área de lazer do Jardim Botânico. A ação é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Ministério Público do Meio Ambiente para melhorar ainda mais o espaço. “Aquela é uma área do ponto de vista do lazer e da ecologia muito importante para Araraquara, e havia um interesse muito grande do prefeito Marcelo Barbieri em recuperar o local e devolvê-lo rearborizado para a população”, comentou o secretário de Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho.

Nessa quinta-feira, começou a retirada de tocos no Botânico A iniciativa partiu do Ministério Público, por parte do Promotor de Justiça, Dr. José Carlos Monteiro (curador do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo), onde o MP, em parceria com a Prefeitura, aplicaria recursos obtidos por meio de multas recorrentes de crimes ambientais, discutidas em juízo, com sentença condenatória e trânsito em julgado. Para esta revitalização no Jardim Botânico, o município recebeu R$ 130 mil, após o juiz titular da 3ª Vara Criminal, Dr. Celso Mazitelli Neto, concordar com a posição do MP em direcionar o recurso para a rearborização.

  Ações “Vamos rearborizar o espaço com espécies escolhidas de acordo com o perfil do Bosque. A previsão é que até o final de março o Botânico esteja totalmente revitalizado”, ressaltou o secretário. No local, já está sendo feita a retirada dos tocos de eucaliptos e pinus que existiam no terreno, e paralelamente, o plantio de mudas de cerca de 50 espécies, entre nativas e exóticas. Serão plantadas mudas de Acácia; Jasmim; Ypê; Lobeira; Jequitibá; Jerivá; Jacarandá; Pau Brasil; entre outras. No total, o Bosque do Botânico receberá aproximadamente duas mil mudas. 

  Investimentos Em 2009, a Prefeitura realizou diversas melhorias no Bosque do Botânico, como o recapeamento da pista de caminhada, limpeza da área, corte da grama, poda das árvores, manutenção na iluminação, reparos no playground e a troca de areia nas quadras de vôlei. Também, as casas abandonadas no local foram demolidas e os detritos retirados, trazendo mais segurança para os freqüentadores do Bosque do Jardim Botânico.