Prefeitura participa de videoconferência do Senado sobre igualdade de gênero e raça

Arquivado em:
Publicado Sexta, 23 de Março de 2012 às 10:21, por: CdB

Tweet

   A Prefeitura de Porto Velho participou da mesa redonda “Dialogando sobre Gênero e Raça nas Instituições Públicas” realizada pelo Senado na última quinta-feira, 22. A palestra foi por meio de uma vídeoconferência no auditório do Interlegis, comunidade virtual do Poder Legislativo. Em Rondônia, a transmissão foi na Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa e, além da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), também participaram os representantes do Governo do Estado.

   O evento foi aberto pela 1ª vice-presidente da Casa, Marta Suplicy (PT-SP), junto com a diretora-geral Dóris Peixoto e da secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra. A secretária-adjunta da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, e professora titular do Departamento de Sociologia da UnB, Lourdes Maria Bandeira, apresentou o tema a “A perspectiva da Transversalidade de Gênero e Raça nas Políticas Públicas”.

   Em seguida, o assessor especial da Secretaria de Igualdade Racial e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Edson Cardoso, expôs o tema “Diversidade e Pluralismo: a Importância do Enfrentamento ao Racismo”. O evento encerrou com o tema “Racismo Institucional”, apresentado pela secretária de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal, Josefina Serra dos Santos.

   No evento, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, expôs as ações desenvolvidas pelo município para o enfrentamento à desigualdade de raça e gênero, na capital de Rondônia, como a criação do Conselho Municipal Negro e as atividades alusivas ao “Dia de Zumbi” e também se colocou à disposição do Grupo de Trabalho criado pelo Senado para tratar da questão, além de aderir o programa de equidade de gênero, de iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o “Pró-Equidade de Gênero e de Raça” tem o objetivo de analisar a estrutura funcional da Casa.

   A coordenadoria também lembrou do “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é em memória do Massacre de Shaperville, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, ocorrido em 21 de março de 1960, durante uma manifestação da população negra contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Mesmo a manifestação sendo pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.

Por Joel Elias
Fotos: Agência Senado

< Anterior Próximo &gt
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo