Prefeitura oferece Oficina de Primeiros Socorros a jovens

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de janeiro de 2005 as 10:00, por: cdb

A Prefeitura do Rio iniciou nesta terça-feira a Oficina de Primeiros Socorros aos 125 jovens que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em São Conrado. A atividade é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a equipe da Guarda Municipal, às 8h30, 10h, 13h30 e 15h.

Durante a atividade as crianças e adolescentes atendidos pelo Peti vão aprender na prática cuidados emergenciais com a saúde, como as ações de socorro nos casos de afogamento e queda. Com linguagem apropriada à compreensão do público infanto-juvenil, a Oficina de Primeiros Socorros vai lançar mão de recursos lúdicos para transmitir informações que podem salvar vidas. A aula em forma de brincadeira contará com boneco em proporções reais para simular emergências como cortes profundos, fraturas e desmaios.

Os jovens que participam do curso são atendidos pelo Peti no Cemasi Rinaldo de Lamare, moram na comunidade da Rocinha e freqüentam cinco turmas, com 25 participantes cada. O programa atende a 6 mil crianças em situação de risco social em 200 pólos distribuídos por toda a Cidade. Através do sistema de Jornada Ampliada, crianças e adolescentes dos 7 aos 16 anos participam de atividades lúdicas, recreativas, educativas e de reforço escolar no período complementar à escola, evitando o trabalho precoce.