Prefeitura melhora sinalização do trânsito no Bacuri

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 00:00, por: cdb

24/02/2012 02h56 – Atualizado em 24/02/2012 02h56 Prefeitura melhora sinalização do trânsito no Bacuri A medida visa diminuir os índices de acidentes naquela área (Foto : divulgação SETRAN)

 

Continuando com os serviços visando dar uma melhor vazão no trânsito de Imperatriz, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) instalou dois novos semáforos que já se encontram em pleno funcionamento desde o dia 18 de fevereiro. Eles foram instalados nos cruzamentos das Ruas Oswaldo Cruz com Leôncio Pires Dourado e Avenida Ceará, no bairro Bacuri.

         De acordo com dados estatísticos apresentados pelo secretário José de Ribamar Alves Soares, o Cabo Jota Ribamar, o bairro Bacuri apresenta o segundo maior índice de acidentes de trânsito verificados nesta cidade. Foram 341 acidentes, o que representa 9,66% em termos percentuais, perdendo apenas para a região central que registrou o elevado índice de 21,81%.

         Com a instalação dos novos semáforos nesses dois cruzamentos de grande fluxo de veículos, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes espera reduzir esse índice. Apesar de as ruas e avenidas do centro da cidade em sua maioria já terem sido contempladas com semáforos, o secretário Jota Ribamar estuda com sua equipe meios de diminuir os alarmantes índices que ainda se apresentam no centro da cidade.

         Os dois trechos compreendidos pelas Ruas Leôncio Pires Dourado com Osvaldo Cruz, bem como a Avenida Ceará, são considerados críticos em face ao grande fluxo de veículos e os constantes acidentes. O secretário acredita, entretanto, que com a implantação dos conjuntos semafóricos a travessia de veículos e pedestres poderá ser feita com mais segurança.

         Jota Ribamar informou, ainda, que os novos semáforos possuem sistema eletrônico com programação intermitente da meia noite até seis horas da manhã, retomando a corrente de tráfego normalmente no horário de maior movimento das vias. O secretário entende que a Rua Leôncio Pires Dourado é uma das que apresenta maior fluxo no Bairro Bacuri.

Em agosto de 2010, visando melhorar a segurança de pedestres e condutores a Setran transformou a rua em via de mão única, medida que amenizou bastante o tráfego. “A determinação do prefeito Sebastião Madeira é de que no mais breve espaço de tempo tenhamos um trânsito com propicie mais segurança tanto para os motoristas, quanto para os pedestres”, afirma Cabo Jota Ribamar.

Carnaval – Em entrevista concedida à imprensa, Cabo Jota Ribamar, que trabalhou com toda sua equipe durante o período do carnaval, se disse satisfeito com o baixo índice de acidentes de trânsito em Imperatriz. Para ele, esse resultado se deve as constantes campanhas que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes realiza durante todo o ano. Elas se intensificam mais nas proximidades de um feriadão, notadamente, no período momesco.