Prefeitura lança edital do primeiro curso de mestrado da Universidade Corporativa Municipal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 12:48, por: cdb

A partir desta quinta-feira (1º) estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado em Mobilidade Urbana e Governança, que será destinado a servidores da Prefeitura de Manaus. Trata-se do 1º curso de pós-graduação em nível de Mestrado, oferecido pela Universidade Corporativa Municipal (UCM), lançada pelo prefeito Amazonino Mendes, no ano passado.

Coordenado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM) e ministrado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o curso irá oferecer 100 vagas e terá duração de dois anos. A diretora presidente da FESPM, Angela Bulbol de Lima, destaca que o objetivo da iniciativa é contribuir para a formação de gestores, a fim de que possam conduzir com excelência os programas e projetos que desafiam a gestão municipal nas áreas de mobilidade urbana e governança. “Nossa proposta é criar quadros efetivos capazes de coordenar os projetos da Prefeitura, garantindo resultados e a efetividade da ação na administração municipal, com base em conhecimentos técnicos mais aprofundados”, ressaltou. Por este motivo, diz ela, 90% das vagas serão destinadas a servidores municipais estatutários.

O edital nº 002/2012, que trata da seleção dos alunos do Mestrado (pesquisadores), será publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Município. Conforme consta no edital, o processo seletivo será realizado em duas etapas – análise documental e avaliação escrita. A primeira fase ocorrerá de 1º a 15 de março, período em que os candidatos deverão efetuar as inscrições na secretaria do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Engenharia da Produção (NUPEP), da UFAM, onde farão a entrega do currículo e do Projeto de Pesquisa, além de documentos pessoais. O resultado será divulgado no dia 23 de março, no site da FESPM, http://fespm.manaus.am.gov.br. Já a avaliação escrita, irá ocorrer no dia 28 de março, na Faculdade de Tecnologia da UFAM, das 18h30 às 21h30. O resultado será anunciado em 30 de março, a partir das 18h.

Angela Bulbol ressalta que o Mestrado oferece cinco linhas de atuação – Estratégia e Organizações; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão de Operações e Serviços; Gerência da Produção; e Gestão Econômica. Na área de Mobilidade Urbana, as pesquisas devem abordar temas relacionados a trânsito, transporte urbano, meio ambiente, entre outros.

Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas na secretaria do NUPEP da UFAM, localizada na avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, nº 3000, Campus Universitário, Setor Norte, Coroado I; pelos telefones (92) 3305-2825 e 9128-9384, com a secretária: Vera Campos; ou, ainda, por e-mail: veracampos@ufam.edu.br. Os interessados podem também entrar em contato com a FESPM nos telefones: (92) 3215-4665/6011.

UCM – A Universidade Corporativa foi lançada no dia 06 de abril pelo prefeito Amazonino Mendes, idealizador da instituição. A UCM oferece, atualmente, os cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública Municipal. Os cursos são ministrados em parceria com a UFAM. O funcionamento da UCM, na avaliação de Angela Bulbol, é um importante componente do arco de possibilidades de capacitação e de crescimento profissional, que estão sendo oferecidas pela primeira vez ao servidor municipal.