PREFEITURA IRÁ RECUPERAR MALHA VIÁRIA PRÓXIMA AO VIADUTO DA BR-060

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 10:10, por: cdb

23/03/2012 | 13:04

PREFEITURA IRÁ RECUPERAR MALHA VIÁRIA PRÓXIMA AO VIADUTO DA BR-060

A obra foi inaugurada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no encontro das avenidas Consolação e Pedro Ludovico com a BR-060

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, anunciou na manhã desta sexta-feira, 23, que a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Obras (Amob), irá recuperar os trechos utilizados como desvio para a duplicação da rodovia BR-060 e construirá um estacionamento nas proximidades. O anúncio foi feito durante a inauguração do viaduto na avenida Consolação com a BR-060, na Vila Canaã.
A obra foi inaugurada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),  no encontro das avenidas Consolação e Pedro Ludovico com a BR-060. As intervenções no local tiveram início em maio do ano passado e servirão como ligação entre bairros como as vilas Canaã e Mauá, Parque Oeste Industrial, e toda a região Oeste da capital.  
Com 200 metros de extensão, o viaduto foi construído a partir de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal estimados em R$ 11,3 milhões. Este é o marco inicial da duplicação da BR-060, entre Goiânia e Jataí, trecho que corresponde a 208 quilômetros e deverá ser concluído até 2014.
O diretor-geral do Dnit, General José Ernesto Fraxe,  parabenizou a Prefeitura de Goiânia por em conjunto com o órgão a solução dos problemas para o trânsito. “Não existe problema sem solução e cada centavo utilizado nesta obra foi bastante discutido e sua aplicação planeja para que desse mais retorno possível a população”, comenta.
Paulo Garcia ressaltou que a obra era aguardada há anos e que trará maior fluidez e segurança ao trânsito da região Oeste. “A nossa participação foi na desapropriação das áreas que seriam abrangidas pela obra. É um viaduto de extrema importância, pois grande parte das produções do agronegócio de Goiás chega pela BR-060, e antes da construção tínhamos uma rotatória muito grande que só gerava congestionamento e fluxo pesado no local”, acrescenta.
O prefeito também informou que, por meio da Agência Municipal de Obras (Amob), a Prefeitura de Goiânia irá realizar a recuperação da malha viária da região que foi desgastada por causa do desvio do trânsito durante as obra e construirá um estacionamento, para que os comerciantes nas proximidades tenham mais comodidade para atender os clientes. 
Próximo ao viaduto ficam 28 bairros com população estimada de 80 mil pessoas, entre comerciantes e moradores. Para João Gilberto Pereira, que trabalha há 12 anos no comércio local,  a obra irá proporcionar um trânsito muito melhor para facilitar a vida dos clientes. “Desde o início das obras, nós já sentimos que isso traria um grande impacto e a tendência é só melhorar quando a duplicação da BR estiver pronta”, comemora.
Além do viaduto inaugurado hoje, outros estão em  fase de planejamento na capital, dentre eles, no cruzamento das Ruas 88 com 115, no Setor Sul; Avenida E no Jardim Goiás e o da rua 1028, no Setor Pedro Ludovico Teixeira.