Prefeitura intensifica obras no Centro da Pessoa com Autismo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 14:15, por: cdb

A Prefeitura de Manausestá intensificando a preparação do imóvel onde será instalado o Centro Municipal de Atenção Integrada à Pessoa com Autismo. Situado na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro de Adrianópolis, na Zona Centro-Sul, o centro será um marco como política pública local, oferecendo serviços de Saúde, Educação e Assistência para o autista. De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Sildomar Abtibol, a expectativa é de que a obra esteja concluída em junho, quando é comemorado o Dia do Orgulho Autista.

O Centro Municipal irá oferecer suporte às famílias que tenham membros que necessitem de diagnóstico precoce fechado, especialmente no que se refere a crianças entre 14 e 36 meses de idade. Ele será dotado de todos os equipamentos e profissionais qualificados para o atendimento. Haverá ainda oferta de atendimento clínico e terapêutico de especialidades como fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, terapia ocupacional e musicoterapia, entre outros.

No local haverá também um circuito sensorial e outro psicomotor, permitindo atividades interativas essenciais no acompanhamento das crianças e adolescentes. O atendimento do Centro Municipal do Autista – o primeiro para essa especialidade na rede pública em todo o Estado – será destinado a crianças e adolescentes. “Este é mais um projeto inovador da administração do prefeito Amazonino Mendes, que vai ajudar centenas de famílias manauenses, que hoje enfrentam dificuldades para dar assistência adequada e de qualidade a seus filhos com esse transtorno de desenvolvimento”, afirmou Abtibol.

O Centro Integrado à Pessoa com Autismo foi criado com base na Lei nº 1.495 de 26 agosto de 2010, assinada pelo prefeito Amazonino Mendes, que reconhece o autismo como uma deficiência para fins de fruição dos direitos assegurados na Lei Orgânica de Manaus. As estimativas dão conta da existência de mais de 20 mil pessoas com autismo no Amazonas. Disfunção global do desenvolvimento, o autismo é caracterizado por uma dificuldade de interação social, levando a um padrão de interesse restrito e repetitivo.

Assessoria de Comunicação da Semasdh
Ana Carla Santos e Ana Célia Ossame
Tels: 3215-4620 / 8844-5656 / 9985-6048
Site: www.semasdh.manaus.am.gov.br
Twitter: @semasdh