Prefeitura instala painéis de trânsito do Anel Viário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 15:54, por: cdb

A Prefeitura começou a instalar os painéis de mensagens variáveis do Anel Viário. Os equipamentos ficarão na rua Desembargador Motta, entre a Desembargador Isaias Bevilaqua e a Padre Agostinho, no bairro Bigorrilho; na rua Mauá, entre a Doutor Goulin e a Simão Bolivar, no Alto da Glória, e na Brigadeiro Franco, entre a Chile e a Baltazar Carrasco dos Reis, no Água Verde.

Os painéis fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), uma das obras de infraestrutura de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014. Ao todo, o Anel Viário terá 14 painéis de mensagens variáveis. A previsão é que até o final do mês de junho todos estejam em funcionamento. Os painéis são de LED e medem 4 metros por 1,20 metro. Os painéis servirão para orientar os motoristas que transitarem pelas ruas do Anel Viário.

As informações serão colocadas em tempo real e vão avisar sobre acidentes e congestionamentos que existam nas vias. Nestes casos, as mensagens também poderão orientar caminhos alternativos para os motoristas desviarem. Os equipamentos também poderão passar mensagens institucionais do município.

“A utilização desse tipo de equipamento é fundamental para a mobilidade no trânsito. Os painéis vão permitir passar a condição das vias de forma imediata. Caso tenha acontecido algum acidente os motoristas serão orientados sobre desvios. Será a comunicação sobre a via diretamente com o usuário”, explicou o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.

Os painéis de mensagem vão se somar as 21 câmeras de monitoramento instaladas ao longo dos 25 quilômetros das ruas que formam o Anel Viário, ao redor do Centro da cidade. Ao longo desse trajeto também haverá 190 semáforos definidos tecnicamente como adaptativos, que modificam automaticamente os tempos (verde, vermelho e amarelo) de acordo com o fluxo de veículos no cruzamento.

Todos os equipamentos do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) estarão interligados à Central de Controle Operacional (CCO) que funcionará na Urbs. Na CCO, técnicos de trânsito e transporte vão compor um núcleo de comando de operações online, com monitoramento das ruas através de equipamentos e softwares específicos.

Anel Viário – O Anel Viário é um conjunto de ruas que estão sendo preparadas pela Prefeitura para compor um grande binário que contornará o Centro da cidade, permitindo deslocamentos em mão única entre bairros contornando a área central.

São trechos de 23 ruas que estão sendo revitalizadas pela Prefeitura com obras de drenagem, nova pavimentação, calçadas, sinalização, iluminação e paisagismo, além do aparato tecnológico que vai melhorar a mobilidade urbana em todo o trecho, com reflexos também no entorno.

Trânsito Melhor – Passando por oito bairros – Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde -, o Anel Viário vai ajudar a desafogar o trânsito na área central com deslocamentos mais seguros e contínuos, beneficiando diretamente 90 mil usuários do transporte coletivo, além de motoristas, pedestres e moradores dos bairros.

Os motoristas poderão até percorrer distâncias maiores, mas os tempos de deslocamentos serão menores e eles encontrarão mais fluidez. No sentido horário, o Anel Viário terá 11,7 quilômetros de ruas e no sentido anti-horário, outros 13 quilômetros.

No sentido horário, são as ruas Roberto Barrozo, Aristides Teixeira, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Mauá, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, Omar Sabbag, Engenheiros Rebouças, Brigadeiro Franco, e Tenente João Gomes da Silva.

No sentido anti-horário, as ruas Júlio Perneta, Desembargador Motta, Iguaçu, Buenos Aires, Brasílio Itiberê, Omar Sabbag, Ubaldino do Amaral, 7 de Abril, Alberto Bolinger, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Domingos Nascimento, Teffé e João Antoniassi.