Prefeitura inicia a construção de sete novas unidades de saúde

Arquivado em:
Publicado Quarta, 25 de Janeiro de 2012 às 10:52, por: CdB

Nos próximos dias será iniciada a construção de sete novas unidades de saúde em Foz do Iguaçu. O processo de licitação das obras foi finalizado na última semana de dezembro, com a assinatura da ordem de serviço, as empresas vencedoras terão 120 dias para entregar os prédios. Os postos terão 460 metros quadrados e cada um foi planejado para abrigar três equipes do programa Saúde da Família.

As novas unidades serão construídas no Jardim São Paulo I, AKLP, conjunto Lagoa Dourada, no Três Lagoas; Campos Iguaçu, Jardim Curitibano, Morumbi II e Vila Maracanã. O custo de médio de cada prédio será de R$ 500 mil, isso sem contar o mobiliário que será comprado pelo município. Os recursos para a execução dos serviços virão SIS Fronteira – Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras e do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.

Essas obras vão melhorar a infraestrutura do sistema de saúde do município e ampliar os serviços oferecidos à população. Nos Jardim São Paulo, AKLP e Campos Iguaçu, as novas unidades vão substituir as antigas, que serão fechadas. Já no Jardim Curitibano, Lagoa Dourada, Morumbi II e Maracanã, os postos além de atender os moradores dessas localidades, vai evitar a sobrecarga que ocorre nas unidades dos bairros vizinhos.

As construções seguirão o padrão implantado pelo município. A recepção será central, cercada por seis consultórios médicos, sala de vacinas, procedimento (para curativos e administração de medicamentos), consultório odontológico com capacidade para três cadeiras de atendimento; Salas de administração, sanitários para funcionários e público, sala de esterilização, sala de coleta de exames laboratoriais, sala de inalação.

As unidades do Jardim São Paulo I e AKLP, contará com recursos do Sis Fronteira. Já os postos do conjunto Lagoa Dourada, Campos Iguaçu, Curitibano, Morumbi II e Maracanã, contarão com verbas do Fundo Nacional de Saúde.

Para facilitar o acesso dos usuários, as unidades do Jardim São Paulo I, AKLP e Campos Iguaçu, serão construídas em terrenos em frente e ao lado dos postos que hoje fazem o atendimento e com a conclusão das novas unidades serão desativados. Eles darão lugar a prédios mais amplos e com estrutura mais confortável para receber quem busca os serviços de saúde.

O projeto de novas unidades vai beneficiar também bairros que não têm posto de saúde na localidade. No Jardim Curitibano, a construção será na avenida Silvio Américo Sasdelli. Com isso os pacientes não precisarão mais buscar os serviços de saúde no Jardim Lancaster ou AKLP.

No conjunto Lagoa Dourada, a unidade funcionará ao lado do centro de convivência escola- bairro Clovis Cunha Viana. Hoje os moradores daquele bairro buscam atendimento no posto São João. No Morumbi II, a obra depois de concluída, desafogará o movimento nos postos do Morumbi I e Portal da Foz. Na Vila Maracanã, o posto de saúde estará localizado na região do estádio do ABC. Assim os moradores não precisarão mais se dirigir as unidades da Vila Yolanda, Jardim América ou Campos Iguaçu.

O município conta hoje com 27 unidades de saúde, o projeto prevê a construção de sete novos postos, como três vão substituir os já existentes, serão mais quatro novos, aumentando para 31 a estrutura para oferecer os serviços básicos de saúde.

Depois da inauguração dos novos postos a Secretaria Municipal da Saúde, iniciará o processo de implantação das equipes do programa Saúde da Família nessas unidades. Atualmente Foz do Iguaçu conta com 34 dessas equipes. Formadas por u médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e seis agentes comunitários, eles atendem em média 700 famílias, cerca de 3,5 mil pessoas.  

Essas equipes multiprofissionais, trabalham em uma área geográfica delimitada dentro do bairro onde estão instalados. Eles são responsáveis pelo acompanhamento das famílias cadastradas e  atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde da comunidade atendida por eles.

A ampliação dos serviços de saúde tem sido prioridade do prefeito Paulo Mac Donald. “O primeiro atendimento à comunidade que está doente e fragilizada é realizado nos postos de saúde, assim como a prevenção feita pelo programa Saúde da Família, por isso o nosso esforço no sentido de propiciar ao município condições para oferecer um serviço e uma estrutura cada vez melhor. Temos certeza que as obras dessas sete novas unidades representarão um ganho considerável, de qualidade de vida, para a população dos bairros beneficiados”, destaca o Prefeito.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo