Prefeitura inaugura mais um Centro de Educação Infantil na Zona Sul

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 13:54, por: cdb

Prefeitura inaugura mais um Centro de Educação Infantil na Zona Sul

O Centro de Educação Infantil (CEI) Cedro do Líbano VI, localizado no bairro Jardim Vergueiro, faz parte de um conjunto de 45 novas escolas, dentre CEIs, EMEIs e EMEFs, que a Prefeitura de São Paulo entregou aos alunos da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, desde 2005.

Nesta quarta-feira (29/2), o prefeito de São Paulo inaugurou o Centro de Educação Infantil (CEI) Cedro do Líbano VI, no bairro Jardim Vergueiro, na Zona Sul. A unidade faz parte de um conjunto de 45 novas escolas, dentre CEIs, EMEIs e EMEFs, que a Prefeitura de São Paulo entregou aos alunos da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, desde 2005.

 

“Hoje inauguramos mais uma creche. Esta é administrada por uma instituição de referência que atende quase três mil crianças e que há décadas foi criada por senhoras que dedicaram sua vida a educação infantil. A Prefeitura dá todo apoio, estabelece convênios, transfere recursos e o resultado é extraordinário. No início da gestão tínhamos 59 mil crianças sendo atendidas em creche, passamos para mais de 130 mil e hoje estamos atendendo quase 200 mil crianças”, disse o prefeito.

 

O CEI Cedro do Líbano VI é resultado de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância e entrou em funcionamento no dia 1º de fevereiro deste ano. Com capacidade para atender até 160 crianças em período integral, a nova unidade atende turmas de mini-grupo I (de 2 a 2 anos e 11 meses) e de mini-grupo II (de 3 a 3 anos e 11 meses).

 

O município mantém outros convênios com a Associação Cedro do Líbano, fundada em 1947 por senhoras da comunidade libanesa. No total, a entidade é responsável pela administração indireta de mais 11 creches na Zona Sul,  a partir do repasse de verbas da administração municipal.

 

“Saímos de 59 mil crianças matriculadas para quase 200 mil. Só 4% dos municípios brasileiros têm uma população superior ao número de crianças que a cidade de São Paulo atende em creche. Ainda temos crianças fora da escola e por isso fazemos parcerias com entidades sérias, idôneas, que têm projetos pedagógicos e bons professores”, explicou o secretário municipal de Educação.

 

Investimentos na educação infantil

 

Entre 2005 e 2010 foram criadas mais de 71 mil matrículas novas. Além disso, a reorganização da Educação Infantil ampliou o atendimento a crianças com mais de 3 anos, e hoje na cidade de São Paulo já há 196 mil crianças matriculadas em creche.

 

Desde 2005, a Prefeitura criou 260 novas escolas e 24 CEUs, além do Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis. Deste total, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, onde está inserida o CEI Cedro do Líbano VI, recebeu 10 novos CEIs, 11 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 24 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Também foram entregues os CÉUS Paraisópolis, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Feitiço da Vila, Guarapiranga e Vila do Sol.