Prefeitura garante a recuperação dos corredores de ônibus nos bairros afetados pela enchente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 14:51, por: cdb

Seg, 26 de Março de 2012 16:42Ações fazem parte da Operação Recuperando Rio Branco e têm o objetivo de garantir a trafegabilidade nas principais ruas da Capital
A prefeitura de Rio Branco deu início hoje pela manhã, 26, às atividades de reestruturação das vias afetadas pela cheia do rio Acre. Os trabalhos fazem parte da Operação Recuperando Rio Branco e é realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). Nessa etapa, serão privilegiados os corredores de ônibus, garantindo, dessa forma, a trafegabilidade nas principais ruas da Capital atingidas pela alagação.

Durante o período mais crítico da enchente, várias ruas foram danificadas. Após o serviço de limpeza e retirada dos entulhos da cidade, realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o trabalho agora é de recuperação asfáltica.

A rua coronel Honório Alves, no bairro Seis de Agosto, é uma das primeiras beneficiadas. Segundo o encarregado Wilson Cesar, a recuperação terá de ser completa. “Estamos, nesse momento, retirando todo o material saturado. Após isso, será feito um serviço de terraplanagem e recuperação da base do solo. O asfalto só será reposto após todas essas etapas. É um serviço completo”, explica.

Antes da intervenção, o endereço estava intrafegável. A força das águas debilitou muito a estrutura do solo, de modo que uma recuperação completa terá de ser feita. Para isso, a Prefeitura não mediu esforços para garantir o conforto e a recuperação dessas regiões o mais rápido possível.

Há várias equipes atuando na recuperação da Capital. A ideia é fazer com que a população não sofra com os transtornos das obras, que são extremamente desgastantes. A expectativa é que o trabalho, em cada rua, dure no máximo três dias.

Além disso, cada equipe conta com no mínimo 15 funcionários, uma retroescavadeira e uma caçamba. Um trabalho árduo e cansativo, mas que trará de volta a cidade que os riobranquenses conheciam.

Continuação de serviços do PAC 2

Os serviços comuns a Emurb não param. Exemplo disso é a continuação do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Na rua 2 de abril, os moradores foram beneficiados com a atuação dos funcionários, que continuam com a realização do trabalho.

O tecnólogo de estradas e topografia da Emurb, Raimundo Nonato de Oliveira, explica que o processo é complexo, mas que trará benefícios a toda a população da região. Tudo começa com uma drenagem pluvial, onde toda a água represada embaixo da obra asfáltica é retirada. A água é coletada por tubos, deixando a rua completamente seca.

Todo esse processo traria inúmeros benefícios. Um deles é a redução dos desmoronamentos, já que todo o procedimento evita a erosão do solo. Além disso, as casas que estão abaixo do nível das ruas não sofrerão alagamentos quando ocorrerem chuvas mais fortes.
Na rua 2 de abril a etapa de drenagem será concluída hoje, 26. Já os serviços de terraplanagem iniciam-se no próximo dia 2 de abril. Para isso, 25 homens trabalham incessantemente, com serviços de topografia e drenagem.