Prefeitura faz limpeza no Canal da Avenida Fábio Franco

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 12:29, por: cdb

A prefeitura continua com os serviços de limpeza, desobstrução e dragagem de rios e canais em Macaé. Nesta semana, o uma equipe da Secretaria de Obras esteve no Canal da Avenida Fábio Franco, próximo à Estação de Trem, dando prosseguimento às ações do programa Água Limpa.

O fiscal responsável pelo trabalho, Sérgio Santos, explica que a havia a necessidade de se fazer a limpeza, para facilitar o escoamento da água, retirando detritos e lama, ainda acumulada devido às chuvas do fim de ano. O trabalho já vislumbra as chuvas que são recorretes no país durante o mês de março.

— Houve necessidade nesse momento de retirar tudo que estava fazendo o bloqueio de passagem de água e facilitar o escoamento. A prefeitura já vem fazendo essas limpezas em diversos pontos da cidade, em um trabalho de macrodrenagem que abrange a drenagem da rede de esgoto e que também atende a limpeza nos rios e canais — informa.

Nos canais, além do lixo acumulado e lama, é comum também se retirar plantas aquáticas flutuantes, que se multiplicam facilmente, e contribuem para a proliferação de mosquitos no local. Quando elas morrem, os detritos também obstruem as caixas coletoras e os tubos que compõem o sistema de drenagem.

O problema do lixo em canais se agrava com as chuvas porque os entulhos se acumulam nas manilhas e bueiros impedindo o escoamento da água, o que causa transtornos aos moradores ribeirinhos, que sofrem com os transbordamentos causados pelas obstruções. A prefeitura promove rotineiramente as ações de limpeza em todo o município para evitar esse problema, mas o resultado melhor depende da contribuição da população que não pode jogar lixo nas ruas.