Prefeitura faz licitação para prevenir enchentes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de novembro de 2005 as 13:41, por: cdb

A Prefeitura do Rio de Janeiro fará licitação do contrato de manutenção de três bacias da cidade para tentar prevenir inundações e minimizar o risco de enchentes durante os períodos de chuva.

A Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Obras, será a responsável pela licitação do contrato de manutenção que abrangerá as baciais de Jacarepaguá, Oceânica e Guanabara.

A disputa acontece no dia 8 de dezembro e inclui serviços de limpeza manual e mecânica, além de recuperação de muretas junto aos rios.

A estimativa é de que as intervenções resultem na retirada de aproximadamente 50 mil metros cúbicos de lixo, lama e detritos, suficiente para encher 5 mil caminhões. Atualmente, a Fundação, realiza estes serviços na Bacia de Sepetiba.

De acordo com a Prefeitura, na Bacia de Jacarepaguá, serão limpos oitos rios, entre eles o Covanca, o Grande e o Guerenguê.

Já o Canal do Mangue e os rios Trapicheiros, Carioca e Maracanã-Joana são alguns dos sete cursos d´água a serem atendidos na Bacia Oceânica.

A Bacia de Guanabara receberá 11 intervenções, que abrangem rios como dos Cachorros, Ramos, Frangos e Jacaré.