Prefeitura entrega primeira Farmácia da Família de Vitória da Conquista

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 11:25, por: cdb

Como parte da consolidação do Sistema Único de Saúde/SUS de Vitória da Conquista, a Prefeitura entregou na tarde dessa quarta-feira, 29 de fevereiro, a primeira Farmácia da Família, localizada no bairro Brasil, lado oeste da cidade. O novo serviço tem por objetivo melhorar o acesso da população aos medicamentos.

Estiveram presentes no ato da inauguração o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, o deputado estadual, Marcelino Galo, a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Larissa Morgan, e demais autoridades.

Segundo Larissa, com a Farmácia da Família, a população terá acesso aos medicamentos com qualidade. Na presença de farmacêuticos, que tirarão as dúvidas sobre a receita médica e orientarão quanto ao uso adequado de cada substância, “a Farmácia da Família fechará o ciclo do cuidado com usuário de forma adequada, seguindo todas as normas preconizadas pelo SUS”.

Para Márcia Viviane, o novo serviço é de grande importância para a população e cumprirá os princípios do SUS. “Aqui a população terá a garantia do princípio da equidade, que é dar mais para quem mais precisa. Lembrando que esta é a primeira farmácia, a próxima será localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, no antigo Bolsa Família”.

O prefeito falou sobre a implantação do SUS em Vitória da Conquista, que começou em 1997, com inserção das primeiras equipes de Saúde da Família e inauguração da primeira Unidade de Saúde da Família, no bairro Bruno Bacelar. “Com este projeto, eu acredito que todo esforço valeu a pena. A história do SUS em Vitória da Conquista é muito rica. A população está de parabéns, porque aqui ela terá um espaço adequado para receber a sua medicação com acesso à consulta farmacêutica”.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Jacaré, enfatizou a escolha do bairro. “Para nós é um orgulho a inauguração deste serviço, que é muito importante, neste bairro, que é o maior da cidade”. O deputado estadual Marcelino Galo parabenizou a todos pelo projeto. “Nós sabemos que esta é uma casa que acolherá a população e orientará quanto ao uso adequado do medicamento. Parabenizo a todos da saúde pelo excelente trabalho”.

Uma das farmacêuticas do serviço, Priscila Ribeiro de Castro, falou sobre o atendimento na farmácia. O paciente precisará da receita médica atualizada e os medicamentos não serão fornecidos para menores de 12 anos. No caso de medicação controlada, a idade mínina para recebimento é de 18 anos. “Neste espaço, a população terá acesso aos remédios gratuitamente, consulta ao farmacêutico, com orientações do uso racional de medicamento”.

O horário de funcionamento da farmácia será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A população terá acesso ao elenco de 220 tipos de medicamentos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos/Remume.  Na farmácia, a população ainda contará com dois farmacêuticos, três técnicos, um técnico de segurança patrimonial e um auxiliar de enfermagem.