Prefeitura entrega a comerciantes e à população sistema de refrigeração do Shopping Independência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 13:58, por: cdb

Publicada em 28/02/2012 – Atualizado em 28/02/2012 16h53m

Prefeitura entrega a comerciantes e à população sistema de refrigeração do Shopping Independência

A partir desta semana, quem for fazer compras no Shopping Independência, localizado na Praça Saldanha Marinho, encontrará um ambiente mais agradável, climatizado. Na manhã desta terça (28), o Prefeito Cezar Schirmer inaugurou o sistema de ar condicionado do centro de compras, instalado com recursos próprios do município, no valor total de R$ 107,5 mil. Participaram da solenidade, que contou com o descerramento de uma placa alusiva à data, secretários de município, direção da empresa concessionária que administra o empreendimento, vereadores e o representante dos comerciantes, Waldir Medeiros de Mello.

Com o investimento da administração municipal foram instaladas 16 unidades de condicionadores de ar (split piso-teto), com capacidade total de 75 toneladas de refrigeração o que irá abranger o térreo e o 1º andar. O segundo pavimento, onde se encontra a Praça de Alimentação já está climatizado. Também foram providenciadas cortinas de ar nas portas de entrada para evitar a perda de refrigeração. “Hoje, depois de vencidas questões burocráticas, estamos concluindo mais uma das medidas prometidas”, ressalta o prefeito. Schirmer lembra ainda que antes da climatização, foi aprovada a Lei do Executivo anistiando dívidas dos ambulantes que trabalhavam na rua.

Para o chefe do Executivo, a climatização do Shopping Independência era um compromisso da administração municipal com a cidade e com os comerciantes, que deram um voto de confiança à prefeitura. “Eles também cumpriram com a sua parte, se transferiram para cá com respeito, sem tumulto, sem violência. Com isso, nossa cidade, hoje, é exemplo para o estado e para todo o Brasil. Me sinto gratificado com isso”, comemora o prefeito.

Quanto à situação anterior dos camelôs, ambulantes e artesãos, Schirmer diz não ter deixado saudades. “Tempos que não deixaram saudades, da barraca, das lonas da Avenida Rio Branco e dos ratos”, lembra o prefeito. Para finalizar, o prefeito agradeceu a todos que acreditaram na transferência para o shopping e garantiu que atualmente “ninguém quer voltar para a rua”.

Hoje ocupando uma vaga na Câmara de Vereadores, o então secretário de Ação Comunitária e Cidadania da época, Cláudio Rosa, esteve presente à solenidade. Rosa coordenou o processo de transferência dos comerciantes e a consolidação do Shopping Independência como novo Centro de Compras à disposição da população santa-mariense. “Depois de tanta luta para realizar a transferência, ocupação e regramento do shopping, hoje fico muito satisfeito em participar de mais esta etapa, que vai impulsionar as vendas e dar qualidade aos comerciantes e ao público”, declara o vereador.

Cerca de 9 mil pessoas circulam diariamente pelo centro de compras

Com dois anos e sete meses de instalação, o Shopping Independência, localizado em um prédio histórico, no centro da cidade, já se consolidou como um importante centro popular de compras para a comunidade santa-mariense. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania, diariamente passam pelo local, que conta com 208 lojas, cerca de 9 mil pessoas.

O ato, que aconteceu no saguão de entrada do Shopping , também contou com manifestação de Waldir Medeiros Mello, representante dos comerciantes populares. Magaiver, como é mais conhecido, avaliou que a instalação da climatização é uma obra da atual administração e que irá beneficiar toda a população santa-mariense. “Acho que todo mundo ganhou com isso”, afirma o comerciante. O vereador Admar Pozzobom, representando a Câmara de Vereadores, acentuou que o ar condicionado irá trazer mais conforto para os vendedores e, certamente, para todos que compram no local”.

Comerciantes “chiques” satisfeitos e com expectativa de aumento de vendas

O proprietário do Box 35, Pérsio Adair Silva da Silva, que comercializa bazar e utilidades para casa, diz que toda a iniciativa em prol da melhoria das condições de trabalho no local são bem-vindas. Segundo ele, o ar já trouxe reflexos, como melhor qualidade para os consumidores para os comerciantes. “A gente se sente menos cansado após um dia de trabalho”, atesta Silva.

“A gente vê as pessoas comentarem. Para nós mudou totalmente o calor e o peso que ficava aqui dentro antes do ar”, assegura o comerciante Alexandre Wernes Dias, do Box 38. Dias tem a expectativa de que a melhoria traga reflexos positivos nas compras e atraia mais clientes para o shopping. Vani Medeiros, do Box 35 A, também destaca os benefícios da medida. “Aprovei, os clientes estão comentando que os camelôs estão “chiques”, acredito que vou aumentar as vendas”, projeta Vani, que comercializa eletrônicos e acessórios para carros.

Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: Jorn. João Alves