Prefeitura entrega 1º Pronto Atendimento Psiquiátrico de Salvador

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 15:36, por: cdb

Na semana em queSalvador celebra seus 463 anos de fundação, a PrefeituraMunicipal entrega uma série de obras voltadas para ampliar a prestação deserviços públicos aos moradores. Entre elas, estão escolas, quadra esportiva eunidades de saúde, incluindo mais um Centro de Especializações Odontológicas(CEO).

 

Nesta quarta-feira (28), às 9h, será entregue à população o primeiroPronto Atendimento Psiquiátrico da capital baiana, totalmente reformado. O PAPvai funcionar em uma unidade adaptada no 5º Centro de Saúde, na AvenidaCentenário, em frente ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. Já à noite, às18h, é a vez da inauguração de mais uma nova praça, no bairro da Pituba.

 

OPronto Atendimento Psiquiátrico reforça a rede de urgência e emergência desaúde mental, com a regulação psiquiátrica do Serviço de Atendimento Móvel deUrgência (Samu 192), que conta com médicos especializados na área. Cerca de 10%dos atendimentos do Samu são psiquiátricos e agora esses pacientes poderão serencaminhados para o PAP e ficar em observação, ser medicados, ter alta, ou serencaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e hospitais psiquiátricosestaduais para continuidade do tratamento.

 

Com investimento de R$ 130 mil, o PAP possui 240 m² e conta com 11leitos, um consultório médico, posto de enfermagem, ambientes para repouso demédicos, almoxarifado, sala de espera e banheiros adaptados. Estarão deplantão, por 24 horas, médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais etécnicos de enfermagem.

 

Só serão atendidos no PAP aqueles pacientes encaminhados pelo Samu. Valeressaltar que o pronto atendimento não é uma unidade de desintoxicação, no casode usuários de álcool ou outras drogas. Esses pacientes deverão serencaminhados para o Caps de Pirajá, que permite internações prioritariamente paracrianças e jovens em situação de risco social, associado ao consumo desubstâncias psicoativas.

 

Praça – A praça no bairro da Pituba fica na RuaAristides Fraga Lima. O novo espaço de lazer foi construído pelaSuperintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), com equipamentosproduzidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal). A população vaicontar com bancos, mesa para jogos, aparelhos de ginásticas e brinquedos paracrianças. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência(Sesp) disponibilizou novo sistema elétrico, incluindo iluminação cênica.

 

Alémda urbanização, foram instalados no entorno equipamentos para melhoria dotrânsito. A Transalvador implantou quatro novas faixas de pedestres esinalização no perímetro que vai até a sede dos Correios.