Prefeitura e UPE assinam termo sobre o uso do Casarão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 15:17, por: cdb

O presidente da União Paranaense dos Estudantes, Rafael Bogoni, assinou na tarde desta quarta-feira (29), o termo de ciência para permissão de uso do casarão na rua Carlos Cavalcanti, no Alto São Francisco. Na reunião, feita na Secretaria Municipal de Administração, foram detalhadas como deve funcionar esta permissão de uso.

A permissão de uso do casarão da UPE está vinculada a utilização do imóvel para fins educacionais e culturais. As atividades devem atender ao interesse público, conforme previsto na legislação municipal de cessão de Unidades de Interesse Especial de Preservação (UIEP’s), que consta na Lei Orgânica do Município.

Decreto – A próxima etapa, para formalizar o decreto em benefício da UPE, depende da apresentação de documentação pelos estudantes. Bogoni, da UPE, comprometeu-se a agilizar os documentos necessários para formalização do decreto municipal.

O prédio, na Rua Carlos Cavalcanti, no Alto São Francisco, construído em 1918 foi, no princípio, utilizado como residência. Na década de 50 foi comprado pelo governo do Estado, tendo sido usado por órgãos da administração estadual. Entre 1959 e 1968 foi sede da União Paranaense dos Estudantes.

Desativado por anos, o imóvel foi repassado pelo governo à Prefeitura. Em 1994 foi transformado em Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP) e, em 2002, foi totalmente restaurado mantendo as características originais e repassado para ser gerido pela UPE.