Prefeitura e ICI entregam novo portal do IPMC

Arquivado em:
Publicado Sexta, 23 de Março de 2012 às 11:26, por: CdB

Neste 29 de março, aniversário de 319 anos da cidade, a Prefeitura de Curitiba vai dar de presente aos seus 43 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas o novo portal de serviços do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). A maior novidade é o Módulo de Simulação de Cálculo Atuarial, que calcula o valor de uma futura aposentadoria do servidor.
O novo portal foi desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), por meio das coordenações de Portais e de Projetos Estratégicos, da Gerência de Sistemas, que trabalharam diretamente com a Diretoria de Previdência do IPMC. O tempo de execução do trabalho foi de apenas 18 meses, marca importante se for considerada a complexidade do projeto.

Solução integrada - O maior exemplo do desafio é a nova formatação do Curitiba Prev, agora integrado às soluções produzidas pelo ICI – gestão interna de processos, Business Intelligence (BI), Gestão Eletrônica de Documentos (GED) –, todas disponibilizadas no portal. “O novo Curitiba Prev certamente consolidará o IPMC como um dos gestores de fundos em regime fechado mais modernos e eficientes do país”, comenta o diretor-presidente do ICI, Renato Rodrigues.

Kelly Veiga, líder do projeto, informa que o Curitiba Prev é composto de 12 módulos, todos relacionados a serviços internos do IPMC, entre os quais se destaca o Simprev, que executa a simulação atuarial do Instituto.  Tanto o IPMC pode projetar cenários da administração do fundo quanto um servidor pode saber, por exemplo, em quantos anos a mais de serviço poderá requerer sua aposentadoria para receber determinado vencimento.

As demais funções do portal foram aperfeiçoadas, dando mais agilidade aos serviços eletrônicos. O servidor ativo (são 33 mil) poderá, além de simular sua aposentadoria, consultar e imprimir o contracheque e comprovante de rendimentos, entre outros. O aposentado ou pensionista (10 mil) não terá dificuldade de, pelo portal, agendar horário para atendimento, consultar margens do consignável – com integração ao Cartão Qualidade – e atualizar seu cadastro.

Recadastramento - Numa primeira fase, os pensionistas estão sendo convocados, por carta, a comparecerem ao IPMC para providenciar seu recadastramento. Com horário previamente agendado, eles vão ao Instituto para atualizar seus dados e fazer a biometria – gravação de suas impressões digitais. Assim, cada vez que precisar dirigir-se ao IPMC, bastará a leitura biométrica para a identificação de seu cadastro. De acordo com a diretora de Previdência do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, até o final do ano será iniciado o recadastramento dos aposentados.

Segundo o gestor do contrato pelo ICI, Mauro Franco Teixeira, uma das tarefas mais pesadas da primeira fase de execução do Curitiba Prev coube à área de Gestão Eletrônica de Documentos do ICI. No começo do mês encerrou-se a digitalização completa de 15 mil processos em papel. A partir de agora, a GED se fará inteiramente por meio eletrônico.

Nos últimos dias da etapa de homologação do novo portal, a diretora de Previdência do IPMC, Jocelaine Souza, elogia o trabalho das equipes do ICI e afirma ter sido “muito satisfatório o profissionalismo com que o projeto foi tratado”. Segundo ela, “os profissionais do ICI sempre estiveram muito disponíveis e principalmente com conhecimento das necessidades do IPMC, o que muito facilitou o desenvolvimento das ferramentas específicas”.

Acesse www.ipmc.curitiba.pr.gov.brn ou ipmcservicos.curitiba.pr.gov.br

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo