Prefeitura e autoridades discutem sobre empreendimentos na área do novo aeroporto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 19:40, por: cdb

Dando continuidade às discussões referentes ao andamento do processo de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, foi promovida uma reunião na manhã desta quinta, 1º, no Frigorífico da cidade. O encontro teve como objetivo visitar e discutir a situação do frigorífico, apontado no Estudo e no Relatório de Impactos Ambientais/ EIA/RIMA como um dos empreendimentos existentes na área, que pode ser considerado foco atrativo de aves.

Estiveram presentes na reunião, o prefeito municipal, Guilherme Menezes; os procuradores do Município, Juscelma Leão e José Carlos Miranda; o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves; o procurador da República, representando o Ministério Público Federal, Mário Medeiros; uma equipe do Departamento de Infraestrutura de Transporte do Estado da Bahia/Derba, entre eles, o diretor-geral do órgão, Saulo Pontes; e representantes do Frigorífico.

O procurador da República Mário Medeiros explicou: “O objetivo do Ministério Público é haver uma convergência de posicionamentos, porque todos os interesses envolvidos na questão são interesses públicos. Há interesse público na construção do novo aeroporto, que é uma aspiração de toda a sociedade. Há um interesse público na continuidade do funcionamento do abatedouro, porque o abate clandestino vem sendo combatido ao longo dos anos pelo Ministério Público Estadual. Então a intenção é de que haja um Termo de Ajuste de Conduta exatamente contemplando todos esses pontos e o ponto fundamental que é a segurança aeroportuária”.

O diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, realçou que a reunião foi bastante proveitosa. “Nós vimos aqui um frigorífico de excelência com todo o tratamento que as normas exigem e não vimos nenhuma ave aqui. Só que quem decide é o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos/Cenipa. Nós fizemos aqui uma inspeção, vimos as condições. Vamos solicitar do Cenipa uma nova visita”.

O diretor do Frigorífico, Alber Rezende, reafirmou que o empreendimento é parceiro do município e que o aeroporto é de interesse de todos. “O frigorífico está aqui instalado, mas a construção do aeroporto em Vitória da Conquista é um processo irreversível. Então, nós vamos trabalhar junto com o Derba, com a Prefeitura, com o Ministério Público para ver a melhor forma de viabilizar os interesses de todos os empreendimentos. E eu acho que a gente vai chegar a isso com bom senso, conversa, sem grandes dificuldades”.

O Frigorífico de Vitória da Conquista é administrado pela empresa Confrigo desde 2007 e é responsável pelo abastecimento de carne bovina e suína, saudáveis, no município e cidades circunvizinhas. Atualmente, o empreendimento gera mais de 130 empregos entre diretos e indiretos. Ele é considerado referência em todo o estado por possuir uma produção inspecionada e de qualidade.

Ao final do encontro, o prefeito Guilherme Menezes destacou: “Saímos dessa reunião com o compromisso de convergir os interesses do Estado, da Prefeitura e do Frigorífico, que são os mesmos da sociedade”, numa referência a construção do novo aeroporto na cidade que ele salientou ser irreversível. “O desenvolvimento de Vitória da Conquista passa também pelo novo aeroporto. Além disso, é uma demanda de toda a região”.