PREFEITURA DO RECIFE PROMOVE PALESTRA DE TRABALHO E EMPREENDEDORISMO PARA MULHER

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 19:11, por: cdb

Secretaria Especial da Mulher

PREFEITURA DO RECIFE PROMOVE PALESTRA DE TRABALHO E EMPREENDEDORISMO PARA MULHER
00:00 Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012

Fotos: Inaldo LinsSeminário aconteceu no Auditório Capiba, 15º andar da prefeitura

O programa tem por finalidade capacitar e inserir a mulher no mercado empreendedor

Por Anne Benevides

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, realizou, na tarde desta quinta-feira (26), no Auditório Capiba, localizado no 15º andar da prefeitura, o Seminário Programa Pernambuco – Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Além de inserir a mulher no mercado empreendedor, o programa visa proporcionar a autonomia financeira e resgatar a autoestima feminina.

De acordo com a secretária da Mulher, Rejane Pereira, o projeto é um desejo antigo das mulheres. “Este programa é o resultado da participação feminina, em que mais de 1000 donas de casa votaram em Plenária, por cursos de capacitação para o trabalho empreendedor. Através do projeto iremos estimular o trabalho que elas já desenvolvem”, declarou.

Durante o seminário, o público acompanhou uma palestra motivacional e a apresentação do programa Trabalho e Empreendedorismo para Mulher e das aulas de capacitação oferecidas pelo SEBRAE/PE e pela BWP. Entres os cursos oferecidos estão Mulher Empreendedora, Determinação Empreendedora, Juntas somos fortes, Apreender e Empreender que serão oferecidos pelo SEBRAE. Já as aulas de Empreendimento de Políticas Públicas para as Mulheres, Educação Financeira e Alfabetização Digital serão ofertadas pela BPW.

Mais de 150 pessoas participaram do seminário. Entre elas estavam mulheres assistidas por programas sociais, donas de comércio informal e em situação de risco.

A coordenadora em Pernambuco do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) , Jussara Melo, falou da finalidade do programa. “O nosso objetivo é trazer a mulher para o mercado empreendedor com qualidade profissional, onde após a capacitação, além de provocar mudanças significativas na vida pessoal, elas estarão aptas para abrir seu próprio negócio”, explicou.

A mesa dos trabalhos foi composta pelas secretárias Rejane Pereira (Municipal da Mulher), Cristina Buarque (Estadual da Mulher), Amparo Araújo (Direitos Humanos), Rosimere de Souza, coordenadora do Programa Nacional Trabalho Empreendedor da Mulher (PNTEM), Cláudia Azevedo, gestora estadual do Centro de Educação Empresarial (CEE) SEBRAE.

“As metodologias desenvolvidas pelo SEBRAE ajudam a mulher a identificar atitudes e comportamentos empreendedores. Com isso, elas conquistam a autonomia financeira”, afirma Cláudia Azevedo, coordenadora do CEE – Sebrae.

A artesã Jordaíte Cristino ficou encantada com o programa. “Muito bom o incentivo que estamos recebendo da prefeitura. Trabalho como empreendedora há 30 anos e fico feliz em poder participar de cursos voltados para o empreendedorismo. Irei sair com as energias renovadas para dar continuidade com ao meu trabalho”, conclui.

A iniciativa é um projeto em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Secretaria da Mulher de Pernambuco, SEBRAE/PE e Associação Brasileira de Mulheres de Negócios (BPW). Ao término do seminário, o público feminino pode desfrutar de um lanche repleto de comidas típicas da região.

– João da Costa vistoria construção da Academia da Cidade de Cafezópolis – Prefeito inaugura ruas na Iputinga e Caxangá – João da Costa e Marília Bezerra apresentam programação 48° do Baile Municipal – Procon-Recife alerta consumidores sobre pacotes de Carnaval – Evento social encerra o primeiro dia do Seminário FIFA Fan Fest – Prefeito João da Costa visita obras da Academia da Cidade de Cafesópolis- João da Costa participa da abertura do 2° Seminário FIFA Fan Fest – Geraldão recebe Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco – Salário dos servidores municipais estará disponível às 23h desta sexta (27) – Pátio de São Pedro ganha decoração carnavalesca – Prefeitura faz operação para combater panfletagem irregular- Prefeitura do Recife faz nova vistoria no percurso do Galo- Artesãos ligados à Prefeitura do Recife expõem no Shopping Tacaruna – Seminário discute o trabalho e empreendedorismo da mulher – FIFA Fan Fest em discussão no Recife – Prefeito João da Costa entrega medalhas da Ordem do Mérito Capibaribe a Liberato Costa Júnior e Sergio Rezende – Codecir mantém equipes no plantão de monitoramento das chuvas – Prefeito entrega medalha da Ordem do Mérito Capibaribe a Sergio Rezende e Liberato Costa Júnior – Prefeitura do Recife seleciona artesãos para participar da Central do Carnaval – Medalhista olímpico ministra treinamento para atletas de Judô no Geraldão