Prefeitura de Palmas discute implantação da Agenda A3P com servidores públicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 15:09, por: cdb

27 de Março de 2012 – 18h03

Prefeitura de Palmas discute implantação da Agenda A3P com servidores públicos

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), está sensibilizando  servidores de todas as secretarias, para a implantação da Agenda A3P, nos órgãos públicos.  A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P – é um programa que visa a implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais nos municípios.


Através de uma Comissão formada por técnicos da  Diretoria do Meio Ambiente,  o órgão vem  debatendo a implantação da Agenda A3P  em todas as Secretarias e Coordenações Municipais. Uma vez que o programa tem o objetivo de estimular e orientar a inclusão de gestão ambiental nas atividades administrativas do município, com o objetivo de alcançar a sustentabilidade através de iniciativas voltadas para preservação do meio ambiente.


Uma das ações a serem implantada  é  a coleta seletiva dos  resíduos gerados  pelas Secretarias. Os resíduos após serem  separados para reciclagem  devem ser   coletados  pelo caminhão da Coleta Seletiva, a partir da segunda quinzena de abril.  Outra ação seria a substituição dos copos descartáveis e a reutilização de papel reciclado nas impressoras.


O trabalho de sensibilização é feito por meio de reuniões e palestras com os gerentes, diretores e coordenadores de cada órgão, com o intuito de  estimular os servidores a conhecer e  a aderirem ao projeto. De acordo com a bióloga, Karine Bernardo, responsável pela mobilização, o projeto tem alcançado os resultados esperados.


“O mais gratificante é ver os servidores engajados em fazer sua parte, nem que seja o mais simples servidor, o importante é que cada um exerça seu papel de cidadão, buscando melhorar sua própria qualidade de vida e consequentemente  ajudar na sustentabilidade do planeta”, frisou a bióloga.


 Ao todo são 20 órgãos do município que estarão inseridos dentro da agenda A3P, dentre eles:  Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Coordenadorias da Mulher, Juventude e Esportes, Ouvidoria, Secretaria de Finanças, Guarda Metropolitana de Palmas, Banco do Povo, Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Planejamento e Gestão.

 


Márcio Greick