Prefeitura de Juiz de Fora participa do XIV Encontro Nacional do Congemas em Fortaleza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 15:00, por: cdb

JUIZ DE FORA – 23/3/2012 – 17:58

Prefeitura de Juiz de Fora participa do XIV Encontro Nacional do Congemas em Fortaleza

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Assistência Social (SAS), participou do XIV Encontro Nacional do Concurso Nacional de Boas Práticas de Gestão (Congemas), realizado em Fortaleza. O congresso, que ocorreu entre a última quarta-feira, 21, e esta sexta, 23, teve como objetivo o fortalecimento da formação e da articulação política dos gestores municipais de assistência social. A PJF foi representada pela secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro. O evento contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, da secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, entre outros.

Considerado o segundo maior evento da Política de Assistência Social no Brasil, o encontro teve, nesta edição, o tema “Entre o Suas e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersetoriais”. A convenção contou, ainda, com a premiação do Concurso Nacional de Boas Práticas de Gestão. A PJF foi contemplada com o 5º lugar na categoria Municípios de Grande Porte, através do projeto “Agenda Família 6 Mil: A incorporação da programação local como estratégia de implementação da vigilância socioassistencial no município de Juiz de Fora”.

Iniciado em junho de 2011, o projeto premiado, ainda em fase experimental, configura-se como um conjunto de ações que visa identificar famílias com vulnerabilidades e riscos sociais para vinculá-las a serviços, ações ou programas sociais da Prefeitura de Juiz de Fora. Em fevereiro deste ano, o Agenda Família 6 Mil entrou na fase “piloto”, sendo incrementado no processo de trabalho do Cras Nordeste. A unidade vem, desde então, desenvolvendo a experiência da vigilância social em seu território de abrangência.

A secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro, afirmou que a premiação é o reconhecimento dos constantes e incansáveis esforços da administração municipal em levar a assistência social ao alcance de toda a população juiz-forana. “Esse prêmio vem coroar um projeto pioneiro do prefeito Custódio Mattos que colocará Juiz de Fora em destaque na implementação da vigilância social e da modelagem de redes no país. Recebemos, inclusive, solicitações de outros participantes para visitar a cidade e conhecer nosso projeto”, relatou.

O XIV Encontro Nacional do Congemas reuniu mais de 2 mil pessoas, entre gestores, trabalhadores e pesquisadores da Política de Assistência Social. O congresso buscou debater a implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e as ações do Plano Brasil sem Miséria nos municípios. O evento contou com palestras, oficinas e debates, além de minicursos e apresentações culturais.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL