Prefeitura da Serra faz pesquisa e pode implantar feira de orgânicos na Serra Sede

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 13:38, por: cdb

25/01/2012 por Ruslana Barbosa Alves

Edson Reis/PMS

Em Valparaíso os moradores já contam com uma feira orgânica

A Divisão de Feiras e Mercados da Prefeitura da Serra vai fazer no fim do mês de janeiro uma pesquisa de opinião, com moradores da Serra Sede, para avaliar a possibilidade de implantar uma feira de alimentos orgânicos no bairro.

Serão visitadas as seis igrejas da Sede, onde se concentram o maior número de frequentadores, que serão questionados sobre seus hábitos de consumo de produtos orgânicos.

O objetivo é testar a aceitação dos produtos para a implantação da feira de orgânicos no centro da Serra. A previsão é que a pesquisa seja respondida por aproximadamente 150 pessoas.

Na pesquisa constarão questões sobre o conhecimento do produto, os hábitos e frequência de consumo, além da opinião sobre a funcionamento da feira. Caso haja aceitação por parte dos moradores a previsão é que a feira seja implantada no mês de abril.

Feira já é sucesso em Valparaíso A primeira Feira de Orgânicos da Serra foi inaugurada em 2010 no bairro Valparaíso, funciona sempre às terças-feiras, em horário diferenciado, das 17 às 22 horas.

No local, 20 barracas comercializam alimentos sem agrotóxico, como hortaliças, legumes e frutas, além de produtos artesanais como mel, rapadura, dentre outros. Também são encontradas flores comestíveis, usadas na culinária.

Os produtos chegam fresquinhos à Feira, já que são comercializados no mesmo dia em que são colhidos. Segundo especialistas, os orgânicos são mais nutritivos, além de preservarem a fertilidade do solo, a qualidade da água, a vida silvestre, assim como os demais recursos naturais.

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem adição de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. No Espírito Santo há 140 agricultores orgânicos certificados, sendo que a maioria é de Santa Maria de Jetibá.