Prefeitura dá início às obras da Linha Verde Sul e lança novo roteiro turístico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 17:21, por: cdb

 

Em comemoração ao aniversário da cidade, o prefeito Luciano Ducci lançará nesta quarta-feira (28), às 8h30, no Paço Municipal, um novo roteiro turístico, o Curta Curitiba a Pé. O mapa foi elaborado pelo Instituto Municipal de Turismo e Fundação Cultural de Curitiba com indicações para três tipos de passeios pela região central, que podem ser feitos em agradáveis caminhadas.

“Muitos lugares do Centro da cidade e do Setor Histórico de Curitiba guardam curiosidades que podem ser descobertas em um simples passeio a pé pelos visitantes e também pelos moradores da cidade”, diz o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. “Com este tipo de ação fortalecemos a cultura e o patrimônio na cidade e descobrimos o quanto ela é encantadora”.

Às 14h, o prefeito dará a largada nas obras do novo trecho da Linha Verde Verde Sul, entre o Terminal do Pinheirinho e a Rua Isaac Ferreira da Cruz. O encontro será na Marginal da BR 476 (em frente ao Restaurante Frangão). A obra conta com R$ 15,4 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa e vai beneficiar 380 mil pessoas.

“É mais uma etapa para consolidação desse importante eixo de transporte e de integração, que está transformando a antiga BR 476 numa via urbana e num corredor de transporte”, destaca Luciano Ducci. Numa extensão de 1,7 quilômetro serão implantadas de 10 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas de transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.

Turismo – O texto do mapa do novo roteiro turístico, o Curta Curitiba a Pé, assinado por Maí Nascimento Mendonça, mostra aspectos de várias épocas da cidade, que nasceu em 1693. O mapa é dividido em três tipos de roteiros e será distribuído nos dez Postos de Informação Turística (PITs) de Curitiba.

No Roteiro Principal, o passado é o destaque. O visitante poderá explorar 39 prédios e pontos históricos concentrados na região central de Curitiba, como a Sociedade Operário, o Palácio Garibaldi, Belvedere da praça João Cândido, a Galeria Tijucas, o Edifício Garcez, a praça Tiradentes.