Prefeitura contratará Instituto de Pesquisa na área da Educação para pleitear Universidade Federal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 16:37, por: cdb

Ribeirão Preto, 28 de Março de 2012

Prefeitura contratará Instituto de Pesquisa na área da Educação para pleitear Universidade Federal
Objetivo é realizar estudo técnico para levantamento de demanda de profissionais na cidade e região que será apresentado ao Ministério da Educação

 

Foto MateusZF

Prefeitura de Ribeirão Preto contratará Instituto de Pesquisa para levantamento de necessidades educacionais

 
Investimento em Educação e formação de profissionais gabaritados para atender as demandas da população de Ribeirão Preto e região é um dos interesses da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Para atingir o objetivo, a prefeita Dárcy Vera esteve em Brasília juntamente com o representante da Câmara Municipal, Maurílio Romano, para solicitar uma Universidade Federal para o município junto ao secretário de Educação Superior, professor Amaro Lins.

Na oportunidade, a prefeita afirmou que será contratado um Instituto de Pesquisa na área de ensino para realizar um levantamento das reais necessidades de Ribeirão e região com relação a profissionais qualificados. “A exemplo do Estado do Pará, que possui carência de professores e as regiões Norte e Nordeste, o MEC estuda a possibilidade da implantação de Universidades Federais em formação de professores e médicos, respectivamente. Expliquei ao secretário, professor Lins, que Ribeirão Preto precisa, especialmente, de cursos voltados à agronomia, por ser um grande pólo sucroalcooleiro”, destacou a prefeita. 

Durante a reunião, a prefeita ofereceu, como contrapartida, uma área da prefeitura para construção de um Campus Universitário, caso o estudo técnico seja aprovado pelo Ministério da Educação, MEC.

Ribeirão Preto é um dos maiores municípios do Brasil que ainda não dispõe de equipamentos que proporcione qualquer tipo de ensino federal, seja ele técnico ou superior.

Existe uma grande demanda na cidade e região de cursos superiores voltados nas áreas de engenharia, pesquisas agrícolas, arquitetura e urbanismo, agronomia, zootecnia, matemática, ciência da computação, geografia, economia doméstica e educação infantil.

Com 608 mil habitantes e sede de uma região formada por 84 municípios e uma população regional de 3.570.000 habitantes, Ribeirão Preto foi escolhida pelo goveno federal brasileiro como cidade indutora do turismo de negócios e é referência nacional como pólo educacional e de pesquisa em vários setores, como por exemplo, o de biocombustível e o de saúde.

Ribeirão Preto também está implantando um Parque Tecnológico ao lado da maior universidade do País – A Universidade de São Paulo. O Parque Tecnológico funcionará como uma incubadora de empresas na área de tecnologia.

Considerada pelo Governo do Estado de São Paulo como a região que mais cresce e se desenvolve no Estado, a região de Ribeirão Preto tem todas as condições e interesse em receber uma universidade federal. “Condições estas que vão desde sua localização geográfica estratégica, malha viária de excelente qualidade até a mão de obra formada pelas 12 faculdades e universidades existentes no município. É em nome dos mais de três milhões de pessoas que residem nesta região que coloco Ribeirão Preto como candidata a receber uma universidade federal colocando toda a infraestrutura da Prefeitura da cidade de Ribeirão Preto a sua disposição”, finalizou Dárcy Vera.