Prefeitura concretiza Fortec para oferecer capacitação profissional e tecnológica gratuitamente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 15:40, por: cdb

Ribeirão Preto, 29 de Março de 2012

Prefeitura concretiza Fortec para oferecer capacitação profissional e tecnológica gratuitamente
Escola de Formação Tecnológica atenderá público jovem e adultos com cursos profissionalizantes gratuitamente

 

Foto Roberto Galhardo

A Escola de Formação tecnológica, a Fortec, que será inaugurada nesta quinta-feira, às 14 horas, no centro

 
“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”. Nesta frase clássica do cavaleiro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, podemos sintetizar a concretização da Escola de Formação Tecnológica, conhecida como Fortec, uma ação educacional da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que irá oferecer cursos de formação e qualificação técnica a quem não pode pagar um ensino particular.

Uma das principais plataformas de governo da administração municipal, a ação, para se viabilizar, uniu vários parceiros privados e apoio financeiro do Governo Federal com objetivo único de disponibilizar ensinos gratuitos a todos. A Fortec, que será entregue à comunidade nesta quinta-feira, dia 29, às 14 horas, funcionará na antiga sede da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp).                                       

Iniciará suas atividades oferecendo quatro cursos livres, como por exemplo, de analista comercial e marketing com ênfase em vendas/negociação, telemarketing informatizado, gestão em recursos humanos e línguas estrangeiras e deverá atender cerca de 900 alunos, divididos em três turnos (manhã, tarde e noite).

De acordo com Genivaldo Gomes, diretor presidente da Fortec, para se viabilizar estruturalmente o prédio da escola, foram investidos R$ 530 mil, vindos de parceiros como construtora Chemin Corp, Cia de Bebidas Ipiranga, supermercado Extra e ACI-RP.Também já está aprovada a verba de R$ 1 milhão pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para a compra de equipamentos. O Centro de Formação Profissional “Jandira de Camargo Moquenco”, é uma homenagem a jornalista e uma das proprietárias do Jornal A Cidade.   

“A entrega da Fortec é uma data especial para o governo municipal, pois a prefeita Dárcy Vera sempre idealizou uma escola que oferecesse condições de estudos técnicos e de qualidade para jovens e adultos, que não tiveram condições de pagar uma faculdade para conseguir uma profissão”, explicou Gomes. “Ofertar capacitação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional é o objetivo da Fortec”, acrescenta ele.

“A Fortec foi bastante discutida e as parcerias foram buscadas para atender a população jovem e adulta da cidade. Queremos profissionalizar as pessoas para atender as demandas do mundo do trabalho e, com isso, possibilitar que a pessoa progrida profissionalmente e conquiste qualidade de vida para si e sua família”, emenda a prefeita Dárcy Vera.  De acordo com ela, a organização da escola em breve deverá implantar novos cursos para atender a comunidade.

“A Fortec é do povo de Ribeirão Preto e por conta disso, gradativamente, será equipada de forma a atender os interesses profissionais da população”, finaliza Dárcy Vera.  A forma de seleção dos alunos será anunciada no dia da entrega do prédio. Para inscrever-se basta ter o ensino fundamental e ter acima de 16 anos de idade. Não há limite de idade.

Serviço:
Inauguração do prédio da Fortec Escola de Formação Tecnológica
Data: 29/03
Horário: 14 horas
Local: Rua Álvares Cabral, 629-centro