Prefeitura capacita servidores em linguagem de sinais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 13:18, por: cdb

NotíciasPostada em 02/03 – 16:08 Prefeitura capacita servidores em linguagem de sinais

Funcionários da Prefeitura participaram nesta sexta-feira, 02/03, da primeira aula do curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), é composta de oito aulas, sendo quatro em março e quatro em abril. “É uma satisfação poder promover este curso. Aqui estão pessoas comprometidas, que terão a oportunidade de se aperfeiçoar e propagar a linguagem de sinais. Aproveitem bastante!”, disse a secretária Daniela Cardoso, que também ressaltou a importância de cada Secretaria Municipal ter em seus quadros profissionais com conhecimento em Libras. “Este fator ajudará muito no atendimento ao público”, completou.

O curso é realizado no Sindicato dos Químicos e ministrado pelo professor Damião Ferreira da Silva. Segundo ele, após as oito aulas, o participante já terá a capacidade de se comunicar com pessoas surdas. “O curso dará uma boa base, mas a prática no dia a dia será fundamental”, salientou. O professor disse ainda que para ser um bom intérprete de Libras é necessário um ano e meio de estudos. “Mas esse curso básico é o começo de tudo, é um estímulo à busca pelo aperfeiçoamento”, acrescentou.   Na quarta-feira, dia 7, uma nova turma com 30 servidores municipais também começará a aprender a linguagem de sinais.

Giselda Araújo, professora do Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris, é uma das alunas do curso. Ela leciona em uma turma de surdos. “Já fiz o curso de Libras há 3 anos, mas é sempre bom a gente se reciclar e adquirir novos conhecimentos. Ótima iniciativa da Prefeitura”, disse ela, que trabalha com educação infantil. Durante as aulas serão abordados: pronomes interrogativos e pessoal; medidas; diálogo em Libras; saudações e alfabeto manual; advérbios de lugar e de tempo, entre outros itens. A secretária Daniela Cardoso informou que no segundo semestre serão oferecidas novas vagas.