Prefeitura apresenta projeto de jardinagem e horticultura para Comunidade Farol

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 13:08, por: cdb
  • Publicação: 28/03/2012 – 15:09h
  • Redatores: Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 615
  • Sirlene Virgílio Bueno – ACS/PMI

    O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) reuniu a imprensa na tarde de terça-feira (27), nas dependências da Comunidade Terapêutica Farol, para apresentar o projeto de Jardinagem que será voltado aos internos. A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente é a responsável pela aplicação do projeto, que consiste em aulas teóricas e práticas.

    Após a apresentação do projeto por parte da secretária de Urbanismo e do Meio Ambiente, Mariângela Gomes Carneiro, o prefeito lançou o desafio de ao final do curso, além do jardim que vão montar nas dependências da instituição, os participantes também montarem um jardim em uma área pública. “Essa é uma forma de vocês testarem suas habilidades e mostrarem o trabalho para a população. Esse curso vai dar a oportunidade de vocês iniciarem uma profissão que hoje é muito rentável em nossa cidade, pois o mercado está precisando de jardineiros”, ressaltou.

    Para completar, Reinaldo Nogueira falou que aos poucos a Prefeitura montará outros cursos que atendam a necessidade dos internos, oferecendo cada vez mais oportunidades de ressocialização, que é o objetivo da Comunidade.

    A coordenadora geral da entidade, Roselene Aparecida Castro, agradeceu a parceria da Prefeitura e falou que a direção da entidade tem muita esperança neste projeto.

    O curso terá dez horas de aulas teóricas ministradas pela engenheira agrônoma, Salete Amstalden Costa, duas vezes por semana, sendo duas horas cada aula. Às terças-feiras, as aulas acontecerão das 9h às 11h, e às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30. A parte prática do curso terá oito horas, divididas em quatro aulas ministradas nos mesmos dias e horários, mas será coordenada pelo funcionário do Urbanismo, José Francisco Camaran, conhecido como Zelão.

    Além das apostilas utilizadas para as aulas teóricas, a Prefeitura fornecerá todos os materiais necessários para a realização do curso.

    Na jardinagem os alunos aprenderão desde a interpretação de projetos de paisagismo, com o reconhecimento e avaliação da área, até as ferramentas e equipamentos necessários para o preparo de solo, sistemas de drenagem, adubação, formação e propagação de plantas até o plantio propriamente dito. Na horticultura, as aulas também envolverão os cuidados necessários com a preparação do solo, técnicas de plantio e cultivo das hortaliças.

    Também participaram do encontro para a apresentação do projeto, o secretário de Governo, Odair Gonçalves, o secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, a engenheira agrônoma Salete, e a assistente social da Comunidade Farol, Vera Regina Namur Ooki.

    #