Prefeitura amplia trabalho social com novos CRAS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 16:25, por: cdb

 

Cruzeiro do Sul e Cecap são os bairros beneficiados. Outras duas unidades receberão prédios novos

 A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vai implantar mais dois novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos bairros Cruzeiro do Sul e Cecap. O objetivo é descentralizar os serviços e ampliar o atendimento aos bairros mais distantes do Centro da cidade. Outros dois CRAS também vão ganhar novos prédios, no Parque São Paulo e no Jardim das Hortênsias. Nesta sexta-feira, dia 30, às 19h, o prefeito Marcelo Barbieri entregará o CRAS Beatriz Rama Porsani, na Rua Lázaro Aranha do Amaral, 268, no Tancredo Neves – Cecap I. E no sábado, dia 31, às 10h, acontece a entrega do CRAS Ida Garcia da Cruz, na Rua Bruno Ópice Júnior, 80, no Jardim Cruzeiro do Sul. No local funcionou o programa Unidade Saúde da Família, que foi transferido para novo prédio construído pela Prefeitura ao lado do Centro de Educação e Recreação Marialice Lia Tedde. “O CRAS é um importante aliado da administração pública nas questões sociais e o do Maria Luiza é modelo no Estado, inclusive com brinquedoteca, espaço para cursos e atividades culturais”, afirma o prefeito Marcelo.

  O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, estima que 7.500 pessoas serão atendidas nos dois novos CRAS. Na região do Cruzeiro do Sul, que abrange os bairros Dumont, Arco Íris, Diamante, Iedda, Imperial, Esplanada e Silvestre, cerca de 2.500 pessoas serão contempladas.  Já na região do Tancredo Neves – Cecap, Iguatemi, Victorio De Santi, o serviço atinge 5.000 moradores. A cidade ficará com oito CRAS instalados nos bairros Parque São Paulo, Yolanda Ópice, Jardim das Hortênsias, Vale do Sol, Selmi Dei II e Maria Luiza, Cecap I e Cruzeiro do Sul. Além desses novos CRAS, no Cecap e Cruzeiro do Sul, a Prefeitura vai construir neste ano o CRAS Rural, no Assentamento Bela Vista, e outro CRAS no Jardim São Rafael, este último faz parte de um Complexo Cultural, Esportivo e Educativo, implantado no município com verba do Governo Federal. A Secretaria de Assistência Social atende mais de 100 bairros, em sua sede na Rua Mário Arita, 498, no Jardim Primavera. “A descentralização leva uma equipe completa com psicólogos, assistentes sociais, oficineiros e agentes administrativos a atuarem nos bairros em parceria com os agentes comunitários de saúde e conselheiros tutelares”, explica o secretário Porsani.

  Renda Um CRAS para 2013 no Jardim Adalberto Roxo está garantido dentro do Orçamento e Participação Para Todos (OP), aprovado em plenária realizada no último dia 15 de março. A autora da proposta, Inhagori Oliveira Dara, argumentou a expansão do programa Minha Casa Minha Vida, na Região do Selmi Dei, destinado às famílias de baixa renda. “Fiz um curso de cabeleireira profissional, por meio do CRAS, e aumentei minha renda com o conhecimento adquirido”, justificou a cabeleireira.