Prefeitura amplia sistema de videomonitoramento

Arquivado em:
Publicado Terça, 28 de Fevereiro de 2012 às 09:35, por: CdB
Manter a qualidade e a velocidade das imagens transmitidas para ampliar o Sistema de Videomonitoramento com mais 20 câmeras. Este é o objetivo da ação iniciada pela Prefeitura de Macaé com o objetivo de repotencializar equipamentos, rádios e antenas que são responsáveis pelo envio das imagens geradas em vários pontos da cidade até o Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar (COBAT/32). Com a instalação dessas novas câmeras, Macaé terá um total de 54.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé) é o responsável pelo gerenciamento dos projetos.

- Fizemos um levantamento técnico, que avaliou a necessidade de repotencialização do Sistema de Videomonitoramento para a instalação de mais 20 câmeras. A previsão é de que em 20 dias poderemos iniciar esta nova etapa com a implantação dessas novas câmeras, fruto do convênio da prefeitura com o Ministério da Justiça (MJ) por meio do Pronasci Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) – explicou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Edmilson Jório.


A parceria com o MJ inclui também a instalação de um observatório de segurança e a sala de gerenciamento de crise, que serão implantados no novo prédio da prefeitura, na Avenida Presidente Sodré. Servidores públicos com capacidade analítica conclusiva serão treinados para atuar no local.

As ações acontecem em alguns pontos de monitoramento (nesta terça-feira, dia 28, uma equipe estava trabalhando na Rua Conde de Araruama com Teixeira de Gouveia) e nas quatro estações repetidoras se propagam as imagens. Rádios e equipamentos estão sendo repotencializados. Algumas antenas também estão sendo trocadas para ampliar a potência


- A repotencialização é necessária para que as imagens e a velocidade não percam a qualidade, completa Edmilson Jório.
Na primeira fase de implantação do Sistema de Videomonitoramento, foram instaladas 28 câmeras em pontos estratégicos da cidade e mais seis no Estádio Cláudio Moacyr. O sistema foi inaugurado em julho e compreende integração da chamada 190, acionamento de viaturas (GPS) e central de comunicações.

O Sistema de Videomonitoramento é fruto da parceria entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e o governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). Todas as imagens são monitoradas pelo Cobat, instalado no segundo andar do 32º BPM.

Prodesmar será ampliado

Nesta quinta-feira (1º de março) o coordenador do GGIM-Macaé vai se reunir com a gerência de Comunicação, Segurança e Informações da Petrobras UO-BC para estabelecer as diretrizes do projeto que irá expandir o Sistema de Videomonitoramento com a instalação de mais oito câmeras e garantir a sua manutenção por mais um ano.

A expansão do Prodesmar inclui também duas cidades vizinhas de Macaé: Carapebus (com cinco câmeras) e Rio das Ostras (com mais 10 câmeras).

- O estudo de situação de violência mostra que as ocorrências registradas em Macaé interferem com as cidades vizinhas assim como o que acontece nos municípios limítrofes também interfere em nossa cidade. Isso é a regionalização do sistema sendo iniciada e a busca de uma solução comum, que vai nos facilitar o diálogo sobre segurança e uma unidade de pensamento neste sentido – completa o tenente-coronel Edmilson Jório.



Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo