Prefeitura amplia atendimento odontológico à população

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 22:37, por: cdb

A Prefeitura de Sete Lagoas entregou ontem (9) mais uma Estratégia de Saúde Bucal (ESB). A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Padre Teodoro conta agora com o serviço de odontologia municipal. O atendimento odontológico na unidade de saúde irá beneficiar aproximadamente quatro mil pessoas e teve início no dia 15 de julho.

Em solenidade que contou com a presença de autoridades, vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Escola Municipal Padre Teodoro, Procon, dentre outros – o vereador e líder do prefeito na Câmara, Marcelo da Cooperselta, elogiou a administração municipal: “Estamos vendo as coisas acontecendo e quem ganha com isso é o cidadão setelagoano”, discursou, referindo-se também a reinauguração do Centro de Saúde Manoa que aconteceu na última semana.

O prefeito Mário Márcio Maroca agradeceu a presença de todos e destacou que esse ano é um ano de muitas realizações. “É uma alegria para a administração inaugurar mais um serviço municipal de saúde. Vamos mostrar para a população que temos condições de administrar com amor e carinho. É isso que queremos”, ressaltou Maroca. Para o secretário de saúde, Jorge Corrêa Neto, a saúde está passando por um processo de reestruturação. “Os nossos ideais, sonhos estão começando a se concretizar. Aos poucos, vamos centralizar o atendimento da saúde”, discursou Jorge ao anunciar que até o final do ano serão inauguradas mais 12 ESB.

A moradora do bairro Padre Teodoro, Carmem de Fátima, ficou contente com a novidade. “Antes, fazia meu tratamento odontológico particular. Há mais tempo não ia ao dentista devido às minhas condições financeiras. Hoje tive alta do meu tratamento aqui na ESB Padre Teodoro, fiz restauração e preventivo de gengiva”, contou. A usuária Vera Lúcia Soares Simões também aprovou a implantação da ESB Padre Teodoro. “Quando precisarmos de algum atendimento vai ser muito mais fácil ser atendido aqui do que ter que ir para o centro da cidade”, comemorou a moradora com a notícia.

PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS
A coordenadora do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Barbosa Lacerda, explicou os procedimentos realizados pela ESB. “O tratamento oferecido na ESB será voltado para a Atenção Primária, ou seja, restaurações, limpeza, pequenas cirurgias, orientações para a saúde, visitas domiciliares e trabalhos coletivos em saúde”, disse Sueli. A coordenadora destacou que o atendimento especializado será realizado no CEO II (Centro de Especialidade Odontológica), através de encaminhamento específico do cirurgião dentista.

DADOS
Com a implantação do consultório odontológico na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Padre Teodoro, a saúde bucal está presente em nove ESF’s. “Durante dez dias de atendimento, foram realizados na ESB Padre Teodoro, 60 primeiras consultas e mais de 440 procedimentos”, contou a coordenadora. A Prefeitura Municipal investiu R$ 30 mil na implantação do serviço de odontologia municipal na ESF Padre Teodoro.

A Saúde Bucal do bairro Padre Teodoro atende mais de quatro mil pessoas, sendo uma média de 15 atendimentos diários e 400 mensais. Com esses números, a Prefeitura pretende melhorar o acesso da população à atenção em saúde oral, procurando suprir as necessidades existentes dentro e fora da unidade. “O objetivo é incentivar os procedimentos preventivos e conservadores evitando a mutilação dos dentes”, disse a coordenadora.

DOENÇAS BUCAIS
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, as doenças bucais mais prevalentes são as cáries e as doenças que acometem a gengiva em maior ou menor grau, denominadas doenças gengivais e/ou periodontais. Além do atendimento clínico, é realizada uma Ação Preventiva Coletiva com atividades de “Orientação em Grupo” e a “Abordagem Familiar”, com o objetivo de promover a saúde bucal da comunidade através da educação. A ESB Padre Teodoro funciona de 7 às 16h na Rua Carmem Kilesse, 1092, no bairro Padre Teodoro.