Prefeitos pedem ampliação de hospital em Sorocaba

Arquivado em:
Publicado Terça, 18 de Janeiro de 2005 às 16:49, por: CdB

Prefeitos e representantes de 50 municípios do sudoeste paulista assinaram documento pedindo a reforma e ampliação do Hospital Regional de Sorocaba, maior hospital público da região, que atende a cerca de 3,6 mil pacientes por mês. No pedido, entregue ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) pelo prefeito de Sorocaba, Vítor Lippi (PSDB), eles apontam a saturação do pronto socorro e de outros serviços da unidade, que é centro de referência hospitalar para 2 milhões de pessoas.

O Regional integra o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) construído pelo Estado há quase 40 anos, e em processo de deterioração. O sistema elétrico, que jamais foi trocado, corre o risco de entrar em colapso e deixar unidades sem energia. Novos equipamentos não podem ser instalados por causa do perigo de ocorrer sobrecarga. As instalações hidráulicas também estão defasadas. Segundo Lippi, a unidade estadual é referência para atendimentos médicos de alta complexidade em urgência e emergência, especialmente em casos de politraumatismos e neurocirurgias. Ele disse que a adesão dos prefeitos confere à reforma e ampliação o caráter de prioridade regional. Lipi defendeu uma ampliação gradativa na capacidade de atendimentos de maior complexidade nas unidades de saúde de cidades sedes das micro-regiões.

- As demandas primárias e os casos menos complexos devem ser atendidos no município, evitando-se o deslocamento do paciente.

O governador informou que irá discutir o pedido com o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A construção do conjunto hospitalar foi iniciada em 1952, mas as instalações só foram inauguradas em 1969.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo