Publicada em 27/03/2012, às 16h04
Por Loureta Samora
Prefeitos e CNBB discutem Campanha da Fraternidade durante Reunião Geral da FNP
Foto Divulgação
O prefeito de Vitória e presidente da FNP, João Coser, coordenou o encontro e lembrou que o tema da saúde é afeito às demandas da população
O encontro durante a manhã fez parte da programação da 61ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) promoveu, nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), um café da manhã com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro teve como objetivo avaliar com a CNBB como os prefeitos e prefeitas podem contribuir e se envolver com a 49º Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”.
O café da manhã fez parte da programação da 61ª Reunião Geral da Frente, que é preparatória ao I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que será aberto oficialmente nesta terça-feira, às 19h, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília.
O prefeito de Vitória e presidente da FNP, João Coser, que coordenou o encontro, lembrou que o tema da saúde é afeito às demandas da população, que depende dos serviços básicos, e dos municípios, que é onde as pessoas residem.
“A FNP trata a pauta da saúde com atenção. Temos o debate da Emenda 29 e do aporte de recursos para os municípios. Todos temos responsabilidades na melhora da saúde pública”, destacou o presidente da FNP.
“O tema da campanha é muito pertinente”, afirmou o diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, que parabenizou a FNP pelo encontro.
Segundo o padre Luiz Carlos Dias, secretário-executivo da Campanha da Fraternidade 2012, a CNBB entende que os SUS deve ser melhorado e consolidado. “A CNBB não traz a solução. Ela traz a proposta de um debate, e o espaço aberto pela FNP é ótimo para isso”, reforçou.
Entre os prefeitos que participaram do café da manhã estavam o vice-presidente para Assuntos da Saúde, e Foz do Iguaçu (PR), Paulo Mac Donald, o prefeito de Cariacica, Helder Salomão, além do padre Geraldo Martins, da Assessoria de Política da CNBB.
Com edição de Deyvison Longui