Prefeito visita Museu da Água

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 19:22, por: cdb

O SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto mantém o Museu da Água, na casa 10 da Réplica de Caxias de 1885, no Parque Mário Bernardino Ramos. Nesta terça-feira, dia 28, o Prefeito José Ivo Sartori visitou o espaço, que foi revitalizado para a Festa da Uva 2012. Sartori foi recepcionado pelo diretor-presidente da Autarquia, Marcus Vinicius Caberlon, e equipe.

Entre as novidades para os visitantes, destaca-se a interatividade. Montado no centro do Museu, um ambiente escuro apresenta em projeção o novo sistema de abastecimento de água de Caxias, o Sistema Marrecas.

O visitante, com o apoio de um monitor do SAMAE, recebe informações sobre os componentes do sistema: a barragem, as adutoras e a Estação de Tratamento de Água Morro Alegre, os quais também podem ser vistos em um grande painel fotográfico exposto numa das paredes do Museu.

À frente deste espaço de projeção, foi instalado um piso interativo, dando a ideia do lago da nova represa. Ao pisar, a água e os peixes se movimentam como se a pessoa estivesse cruzando o lago naturalmente. É a atração que mais chama atenção das crianças.

Outra novidade do Museu é um aparelho touch para foto interativa. Se posicionando em frente ao monitor, o visitante e seus familiares podem fazer uma foto e enviá-la por e-mail. O interessante é que o fundo da fotografia é o paredão da barragem do Marrecas, como se a pessoa estivesse no local.

Além das novas atrações e das informações sobre o Sistema Marrecas, o público que passar pelo Museu da Água até o dia 04 de março poderá saber mais sobre as atuais represas que abastecem Caxias do Sul – Dal Bó, Samuara, Maestra e Faxinal – e também sobre saneamento como a implantação dos sistemas Tega, Samuara, Pena Branca, Pinhal e Belo, dentro do Plano de Despoluição dos Arroios. E claro, podem tomar água, gelada.
 
Para revitalizar o Museu da Água para a Festa da Uva, o SAMAE contou com o apoio das empresas Fidens, Sanenco, Saint-Gobain, Maquimotor, STE, Polar e Conster.

Assessoria de Imprensa