Prefeito sanciona lei de doação de área para nova Delegacia Seccional

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 14:03, por: cdb

Prefeito sanciona lei de doação de área para nova Delegacia Seccional

29/02/2012 – 16:47

  

Chiquino Júnior

 

O prefeito Pedro Serafim sancionou nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, a Lei de autoria do Executivo que permite a doação de uma área pública de 16 mil metros quadrados, no Jardim Aires da Costa, na região do Jardim Santa Lúcia. O terreno, localizado próximo da Avenida Rui Rodrigues, na altura do Parque Linear Capivari, passa a ser do Governo do Estado de São Paulo para a construção da segunda Delegacia Seccional da Polícia Civil.

 

A previsão do delegado responsável pelo Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo (Deinter-2), Licurgo Nunes Costa, é de que a obra comece em, no máximo, 120 dias. A segunda seccional será responsável pelo atendimento a cerca de 450 mil pessoas, moradores da região Oeste de Campinas, além de cerca 200 mil habitantes de Indaiatuba.

 

O projeto do novo prédio é o primeiro do Estado especificamente feito para abrigar instalações policiais. Segundo Costa, além de contemplar a área administrativa, o imóvel sediará um plantão policial que funcionará 24 horas.

 

Serão ligados à nova seccional quatro distritos policiais (6º, 8º, 9º e 11º), além de três delegacias especializadas (Investigações Gerais, Entorpecentes e Delegacia da Mulher) e da delegacia do Aeroporto de Viracopos. Parte da área de cobertura no 2º Distrito também passa para a nova estrutura.

 

Vontade política

Costa lembra que a região Oeste da cidade registra 70% dos casos de homicídios do município. “Com esse empreendimento vamos dar celeridade às investigações. Além disso, poderemos trabalhar em harmonia com a Polícia Militar que possui uma base na região. Isso só é possível graças à vontade política do prefeito Pedro Serafim e da Câmara que, em 30 dias, nos atenderam prontamente”, disse.

 

O prefeito enfatizou o esforço suprapartidário de todas as instâncias de poder envolvidas, desde a rapidez do governador Geraldo Alckmin em criar a segunda seccional até a rapidez com a qual a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei de doação da área. “Campinas será a única cidade do interior com uma segunda seccional. Nós vamos ter orgulho desse legado, principalmente pelo benefício que estamos levando à população daquela região”, disse Pedro Serafim.

 

No evento de sanção da lei, ainda estiveram presentes o delegado seccional de Campinas, José Carneiro de Campos Rolin Neto, o comandante do Comando de Policiamento de Área do Interior – 2, coronel Walter Mota e o secretario de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Sinval Dorigon. A presidência da Câmara Municipal foi representada pelo vereador Élcio Batista.