Prefeito recebe líderes comunitários para tratar do Plano Diretor

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 06:41, por: cdb

Na próxima quinta-feira, 1º de março, na Prefeitura Municipal, o prefeito Mário Márcio Maroca e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão recebem as lideranças comunitárias para dar segmento às discussões sobre o processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, o Plano Diretor de Sete Lagoas, a partir desta revisão, irá prospectar a cidade para os próximos anos dentro das inúmeras variáveis de desenvolvimento urbano, arranjos socioculturais e da sustentabilidade. Instrumento básico de planejamento municipal, o Plano Diretor de Sete Lagoas dispõe de uma série de dados para fundamentar o ordenamento urbano e rural.

Nenhuma estatística, entretanto, conforme salienta o prefeito, substitui a participação popular nesse processo. “É a comunidade, com suas representações e com toda a sua diversidade, quem melhor saberá promover essa revisão. Quem transita, quem estuda, quem percorre todos os cantos da cidade, quem se utiliza dos serviços públicos e quem vive o cotidiano de Sete Lagoas é quem realmente indicará os caminhos do futuro. Enfim, temos de debater publicamente, todos juntos, em busca da cidade ideal”, reiterou.

Para Mário Márcio Maroca é a comunidade, com todos seus agentes – políticos, sociais, econômicos e etc – quem deve inclusive definir como a cidade deve crescer, o quanto e a que custo. Ele destacou também a importância de se frisar, no contexto de elaboração de um novo plano diretor, a sustentabilidade. “De nada adiantará promovermos o crescimento da cidade se não dermos estrutura para que isso aconteça de fato”. Entre as obras estruturantes para preparar a Sete Lagoas dos próximos anos, ele destacou as obras de saneamento (captação no Rio das Velhas), a construção do Hospital Regional, e a conclusão da Avenida Perimetral, dentre outras.

Os interessados (presidentes de associações de moradores, que não participaram do 1º encontro) deverão confirmar participação pelo tel: 3772-0108 (Secretaria de Planejamento) com Elaine e Janina.