Prefeito recebe grupo de ciclistas para fortalecer transporte sustentável

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 16:45, por: cdb

Prefeito recebe grupo de ciclistas para fortalecer transporte sustentável

27/02/2012 – 19:05

  

Diego Geraldo

 

O prefeito Pedro Serafim, junto com o secretário de Urbanismo, Luis Yabiku, e representantes da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) receberam na tarde desta segunda-feira, 27 de fevereiro, representantes de grupos de ciclistas da cidade. Na pauta estava o fortalecimento da bicicleta como meio de transporte em Campinas.

 

Segundo Yabiku, a iniciativa de ouvir os ciclistas antes da execução dos projetos é rara no país. “O que nós vemos são algumas prefeituras que constroem as ciclovias ou ciclofaixas sem essa consulta que direciona os investimentos para as áreas corretas. Estamos indo ao encontro das cidades mais desenvolvidas do mundo, que são as metrópoles europeias. Lá, se pensa antes no pedestre, depois no ciclistas, passando pelo transporte público para depois chegar ao carro. No Brasil fazemos o contrário”, explicou o secretário.

 

Para isso, o prefeito se comprometeu a fazer valer um projeto de lei, de autoria de Yabiku quando era vereador, que obriga a construção de ciclovias em novos projetos viários. “O objetivo da administração é consolidar os espaços que os ciclistas já conquistaram na cidade e ampliar esta opção de transporte, pensando na segurança de quem o utiliza”, destacou Yabiku.

 

O próximo passo da Prefeitura será trazer verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade para os projetos já elaborados pela EMDEC.

 

Para Vagner dos Santos, do Ecos Bikes, a iniciativa da Prefeitura é muito importante. “O transporte com a bicicleta ajuda a desenvolver uma cidade mais sustentável e saudável. O prefeito de comprometeu com esse objetivo”, disse Santos.

 

As ciclovias são espaços para uso exclusivo de bicicletas, espaços estes segregados da via por algum tipo de elemento físico, como uma guia ou uma sarjeta. As ciclofaixas também são de uso exclusivo de bicicletas, mas são demarcadas na via por sinalização de solo (faixa).

 

Ciclovias e ciclofaixas já implantadas em Campinas:

Lagoa do Taquaral – ciclofaixa com 6,5 km de extensão
Barão Geraldo – 1 km de ciclovia e 3 km de ciclofaixa
Estrada dos Amarais – ciclofaixa com 5 km de extensão
Barão do Café – ciclofaixa com 1,2 km de extensão
Pq. Linear Dom Pedro – ciclovia com 3 km de extensão

Total: 19,7 km de extensão, sendo 15,7 km de ciclofaixa e 4 km de ciclovia