Prefeito Odelmo Leão recebe ex-secretário de Estado

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 10:18, por: CdB

O administrador de empresas e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Nélio Brumer, visita Uberlândia nesta quarta-feira (28). Na pauta de negócios, o ex-secretário fez uma visita de cortesia ao prefeito Odelmo Leão, que o recebeu em seu gabinete, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Sérgio Ferreira, e o ex-governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco.

Durante a visita, o prefeito e o ex-secretário trataram de assuntos que interferem tanto na economia local quanto estadual e nacional, entre eles, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que teve a redução do percentual mantida pelo Governo Federal. Embora o intuito seja de estimular ainda mais o consumo dos produtos com o imposto reduzido, o prefeito e o ex-secretário acreditam que a medida deve ser vista com cautela, já que o IPI ajuda a compor o fundo de participação dos municípios na arrecadação de impostos. 

A atitude do governo é louvável, mas afeta os municípios, que perdem em arrecadação. Para amenizar os impactos que podemos ter com essa ação, estamos tomando os cuidados necessários, com redução do orçamento e dos custos. Mais uma vez, defendo um novo pacto federativo para distribuir de modo mais justo aquilo que deve ser de direto dos Estados e dos municípios”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

O prefeito e o ex-secretário também discutiram sobre o processo industrial brasileiro. Segundo Brumer, o setor tem hoje uma participação de 16% no Produto Interno Bruto (PIB), principal indicador que mostra a riqueza gerada no país. “Essa representatividade da indústria no PIB é a mesma da registrada na década de 50 e isso é preocupante. O Brasil passa por uma fase de enfraquecimento industrial, pois os investimentos têm sido pouco incentivados em detrimento do estímulo ao consumo, que tem seus reflexos positivos com a geração de emprego, mas que precisa ser equilibrado numa economia com investimentos próprios, sob o risco de o país importar demais e, mais tarde, pagar um preço alto”, disse o ex-secretário.

Na visão de Brumer, uma alternativa para aumentar os investimentos é o governo atuar em parceria com a iniciativa privada, ao invés de agir de forma centralizadora; posição que é defendida pela atual administração municipal. “Cabe muito mais ao Estado brasileiro ser muito mais um articulador e facilitador dos projetos da iniciativa privada. É claro que há várias coisas que competem ao Estado fazer, mas não tem como fazer tudo ao mesmo tempo, tanto que estamos com problemas nas rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Esse modelo está esgotado e, por isso, temos que redefinir o papel do Estado e enfrentar as reformas estruturais para continuar a crescer”, acrescentou.

Ao final da visita, o prefeito Odelmo Leão sugeriu ao ex-secretário promover em Uberlândia uma palestra voltada a administradores e executivos. A data do evento será definida para o próximo mês. 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo