Prefeito Nelson Trad Filho participa de debate sobre empreendedorismo individual

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 14:09, por: cdb

GeralQuarta-Feira 28 de Março de 2012

Prefeito Nelson Trad Filho participa de debate sobre empreendedorismo individual

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho foi o mediador, na manhã de hoje, do debate “Dinamização da economia local e oportunidade para os pequenos negócios”. O evento é organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e reúne até amanhã, em Brasília, cerca de mil prefeitos de todo o país. Entre os participantes estava o deputado federal Edson Giroto (PMDB/MS)

Na abertura dos debates, Nelsinho Trad enfatizou o trabalho desenvolvido no município para tirar da informalidade as atividades econômicas. Ele explicou que foi feito um mapeamento, com a constatação de 23.733 informais, sendo que após a campanha “Empresa Formalizada, Empresa Cidadã” e outras ações houve, em três anos, o registro de 28.713 microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais. Campo Grande também assumiu o posto de capital do Centro-Oeste com maior número de abertura de empresas individuais por habitante (coeficiente de 1,69) e ocupa o terceiro lugar no ranking nacional.

Trad Filho também citou o reconhecimento nacional, com a obtenção dos prêmios Sebrae Empreendedor nos anos de 2011, 2009, 2007 e 2005; Prêmio Prefeito Inovador 2010 e 2011; Prêmio TI & Governo, Cidade Cidadã 2008. “Estamos colhendo os primeiros frutos de um processo permanente que amplia e mantém vivo o empreendedorismo”, ressaltou o prefeito de Campo Grande na abertura dos debates.

Para o deputado federal Giroto “o convite e a participação do Nelsinho neste evento mostra o quanto Campo Grande caminhou para fortalecer o pequeno empreendedor. É uma cidade que dá condições aos empreendedores e permite o incremento da formalidade na atividade econômica. É o reconhecimento nacional por um trabalho planejado, que hoje foi apresentado a mais de mil prefeitos do país”.

O painel mediado por Nelsinho Trad teve como debatedores o jornalista Luis Nassif; e o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Humberto Ribeiro da Silva.

A abertura dos debates foi feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que defendeu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos ao enfatizar ser uma das prioridades do Governo Federal o Programa Nacional de Resíduos Sólidos, pautado em três itens: financiamento de aterro sanitário e a instituição da coleta seletiva; a reciclagem; e a inclusão social para o catador. “A implantação de recicladoras faz com que deixe de ser lixo e passe a ser objeto de geração de renda, de inclusão social”, afirmou a ministra.
A discussão faz parte do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria, que é realizado pela FNP até amanhã (29), no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.
 

Fonte/Autor: SCS