Prefeito entrega kits escolares para alunos do TRAJE no Colégio Oswaldo Cruz

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 15:44, por: cdb

EducaçãoQuarta-Feira 28 de Março de 2012

Prefeito entrega kits escolares para alunos do TRAJE no Colégio Oswaldo Cruz

Foto:Denilson Secreta  

O prefeito Nelson Trad Filho entregou nesta quarta-feira o kit escolar para 809 alunos do Colégio Oswaldo Cruz, que participam do projeto Traje (Travessia do Jovem Estudante). O prefeito saudou os jovens, incentivando a continuarem os estudos. Ele fez questão de assistir a apresentação de um grupo de estudantes que estão tendo oportunidade de desenvolver seus talentos nas aulas de música.

Mateus de Almeida Batista e Daniel Dutra não se intimidaram diante da plateia formada pelos colegas de escola, para mostrarem o que estão aprendendo nas aulas de violão. Mateus tem 16 anos, está fazendo o 8° e 9° ano e em 2011 espera iniciar o ensino médio. Morador no Jardim Noroeste, ficou fora da escola um ano, depois de reprovar quatro vezes (uma vez no 3° ano e quatro vezes no 5° ano). “Faltava muito, gostava de ficar brincando, por isto não conseguia passar de ano”, admite.

Mateus também tem uma trajetória parecida. Ex-aluno da Escola Araci Eudociak no Jardim Tijuca, também abandonou os estudos por um ano depois de sucessivas reprovações. “Aqui no Traje a gente faz música, teatro. Além dos professores, há psicólogos, assistentes sociais que nos ajudam”.

O Traje ampara adolescentes entre 15 e 17 anos que não concluíram o ensino fundamental. O projeto segue a linha de atuação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que mantém aberto o diálogo com a comunidade sobre as políticas públicas de educação, dando foco na qualidade, inclusão social, acesso e permanência do aluno na escola. As aulas acontecem nos três períodos da manhã, tarde e noite, na Escola Municipal Osvaldo Cruz, na região central de Campo Grande.

O material didático utilizado em sala de aula foi elaborado exclusivamente para esta finalidade, levando em conta a proposta curricular do projeto. A coletânea é composta por 14 volumes e reúne informações nas seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa, educação física e lazer, matemática, ciências, história, geografia, língua estrangeira (inglês), artes, desenvolvimento social e informática. Em dois anos de funcionamento, 600 alunos conseguiram conseguir o ensino fundamental.

No Traje, onde existe uma metodologia de ensino diferenciada e específica idealizada pelos professores do município e técnicos da Semed, as turmas são divididas em três blocos: Inicial – que corresponde ao período do 1° ao 5° ano, Intermediário – 6° e 7° ano, e Final – 8° e 9° ano.
 

Fonte/Autor: Flávio Paes DRT/MS 07