Prefeito de município colombiano é seqüestrado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 16 de outubro de 2003 as 03:34, por: cdb

O prefeito do município colombiano de Becerril, no norte do país, Holbert López, foi seqüestrado junto com um criador de gado. Ambos foram detidos por supostos guerrilheiros em um falso controle de estrada informou a Polícia.

López e o criador de gado, identificado como Juan Calderón, foram seqüestrados por vários homens armados entre os municípios de San Diego e La Paz, perto de Becerril, na noite de terça-feira, informou a jornalistas o comandante da Polícia do Cesar, coronel Flavio Buitrago.

Os rebeldes que montaram a falsa blitz queimaram um ônibus depois de obrigar os passageiros a se abaixar, e quando chegavam outros veículos, eram obrigados a parar, disse o alto oficial.
Na zona do seqüestro atuam facções rebeldes esquerdistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

A informação do seqüestro de López foi difundida pouco depois que no sulino departamento de Nariño, o aspirante à prefeitura do município de Yacanquer, Jorge Suárez, escapou de seus seqüestradores.

Na campanha eleitoral com vistas às eleições regionais e municipais, morreram violentamente 16 candidatos a 16 prefeituras e uma dezena de vereadores municipais, segundo cifras oficiais. Outros 48 políticos, que aspiravam a outros cargos, preferiram retirar suas candidaturas depois de receber ameaças de morte feitas pelas Farc.