Prefeito de Indaiatuba recebe comitiva portuguesa no Centro de Convenções

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 10:08, por: CdB
  • Publicação: 28/03/2012 - 13:29h
  • Redatores: Laís Fernandes
  • Release N.º: 630
  • Eliandro Figueira – ACS/PMI

    O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) recebeu na manhã de terça-feira (27) no Centro de Convenções Aydil Bonachella, a comitiva de empresários e autoridades portuguesas para fomentar a economia entre os países. O Núcleo de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento promoveu o encontro entre os empresários locais e os empresários portugueses.

    Estiveram presentes os portugueses: presidente da Câmara de Ourém (prefeito), Paulo Fonseca; a presidente da Assembleia Municipal de Ourém, Deolinda Simões; o presidente da Aciso (Associação Empresarial Ourém/Fátima), Francisco Vieira; o presidente da Faria de Oliveira Advogados, Nelson Faria de Oliveira e o diretor da Tecnorem, Carlos Baptista. De Indaiatuba também compareceram o vice-prefeito de Indaiatuba; Antonio Carlos Pinheiro (PTB); o secretário de Desenvolvimento, Edmundo Duarte; o superintendente do Seprev (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba, Antonio Corrêa e o secretário de Governo, Odair Gonçalves.

    O secretário de Desenvolvimento iniciou a solenidade enfatizando o objetivo do evento. “Fico feliz com a vinda da comitiva portuguesa com o objetivo de formar a parceria para gerar bons negócios. Nosso objetivo é conhecer mais a região de Ourém em Portugal e explorar o que tem a oferecer. Queremos melhorar o mercado de comércio exterior entre Portugal e Indaiatuba. Desejo que o dia de hoje seja proveitoso e que esse contato possa estreitar os laços entre as nações e iniciar bons negócios para os municípios”, relata Duarte.

    Na sequência falou o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca. “Quero saudar os empresários locais e agradecer a forma cordial com que fomos recebidos. É muito emocionante chegar aqui e ver tanta proximidade entre Portugal e o Brasil. Ourém tem muita atividade industrial e está bem localizada, sendo a porta para a Europa. Estamos à uma hora de Lisboa e a 400 km de Madri. Em julho será comemorado o 50º Encontro dos Descobrimentos para consolidar os laços que podem gerar muitos negócios. Queremos organizar um encontro deste também em Ourém e promover a oportunidade dos negócios com os empresários de Portugal, pois essa troca de experiências é importante na geração de emprego e renda”, comenta Fonseca.

    Dando continuidade, o diretor da Tecnorem, Carlos Baptista, salientou os ramos empresariais trazidos de Portugal para negociar com os empresários locais. “Em nossa comitiva temos representante do ramo hospitalar; temos também empresário do ramo elétrico; no setor de fabricação de móveis; setor hoteleiro, entre outros. Nossa região está em desenvolvimento e buscamos apoio nos negócios, estou convencido que esse encontro trará bons frutos, pois aqui temos algo em comum que é a língua. Chegamos aqui e conversamos na mesma língua e isso é uma barreira em outros países, por isso temos que aproveitar essa oportunidade”, relata Baptista.

    O prefeito de Indaiatuba relatou a satisfação de receber a comitiva Portuguesa e os benefícios desse intercâmbio. “Quero cumprimentar todos os presentes, nossos empresários locais, a comitiva portuguesa e as autoridades presentes. Essa troca de experiências é muito importante para o município, quero parabenizar o secretário Edmundo por proporcionar a abertura de negócios internacionais. Estamos na melhor região do país, teremos o porto seco em nosso município, estamos a 10 minutos do aeroporto de Viracopos e ao nosso redor temos as melhores rodovias do país; estamos no ninho do desenvolvimento industrial e tecnológico. É muito importante a participação dos empresários locais, quero agradecer vocês que se interessaram em crescer e por isso estão aqui para desenvolver os negócios internacionais”, diz Reinaldo Nogueira.

    Ao final dos discursos, o prefeito de Indaiatuba recebeu do prefeito de Ourém uma medalha simbólica de Nossa Senhora de Fátima, que representa o santuário dela. O município de Ourém detém o maior turismo religioso de Portugal, são cerca de 5 milhões de pessoas por ano. O prefeito Reinaldo Nogueira também presenteou os representantes da Comitiva Portuguesa, com o livro “Indaiatuba: História e memórias da antiga Freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então”, escrito pela historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal, Adriana Carvalho Koyama.

    Entre os 23 empresários visitantes destacaram-se os setores de: turismo; construção civil e obras públicas; estruturas em betão; indústria em geral; indústria de artigos religiosos; pavilhões industriais; mobiliário de madeira; áreas específicas de medicina privada; maquinarias e novas tecnologias. Mais de 140 empresários compareceram para negociar com a comitiva.

    #

    Tags:
    Edição digital

     

    Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

    Concordo