Prefeito aciona registro para tratamento dos primeiros litros de esgoto do Sistema Tega

Arquivado em:
Publicado Quinta, 26 de Janeiro de 2012 às 13:15, por: CdB

O SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 26 de janeiro, os testes de operação da Estação de Tratamento do Sistema de Esgotamento Sanitário Tega.

O registro para a entrada dos primeiros litros de esgoto foi aberto pelo Prefeito José Ivo Sartori (após acionar os controles eletrônicos) e pelo Diretor-Presidente do SAMAE, Engº Marcus Vinicius Caberlon. Além da imprensa, acompanharam o ato o Diretor da Divisão de Esgoto do SAMAE, Engº Cesar Casa, os engenheiros da empresa Elevação, responsável pela construção da ETE, o Diretor-Presidente da Codeca, Adiló Didomenico e o Secretário da Receita Municipal, Ozório Rocha.

O Sistema Tega é o maior dos cinco sistemas que estão sendo implantados na cidade, dentro do Plano de Despoluição de Arroios*. É composto por 34 quilômetros de redes coletoras e interceptoras e pela ETE, que terá capacidade para tratar 440 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 200 mil pessoas da Zona Norte e despoluindo o arroio Tega. Na pré-operação da ETE, estão sendo tratados 110 litros de esgoto por segundo, isto é, um quarto da capacidade total do sistema. "É um processo natural, há muito pouco tratamento químico. Agora a água vai em boas condições para o arroio", destacou Marcus Vinicius Caberlon.

Já o Prefeito Sartori ressaltou que Caxias do Sul passará dos 4% do esgoto tratado (2005) para uma condição superior a 80% até o final do ano. “Nós tivemos atitude e tratamos essas questões como prioridade. A implantação da primeira fase do Sistema Tega é resultado da preocupação do governo com o saneamento, com o meio ambiente e com o bem estar da população”.

*PLANO DE DESPOLUIÇÃO DE ARROIOS - A Prefeitura de Caxias, por meio do SAMAE, está implantando cinco novos Sistemas de Esgotamento Sanitário: Tega, Belo, Pinhal, Samuara e Pena Branca, compostos por mais de 100 quilômetros de redes e por Estações de Tratamento de Esgoto (5 ETEs). Quando entrarem em operação, Caxias do Sul passará dos atuais 15% para 86% de esgoto tratado. No Plano, estão sendo investidos mais de R$ 120 milhões.

Assessoria de Imprensa

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo