Preço do conversor para TV digital teve queda de 84% em relação ao preço inicial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 as 11:36, por: cdb

Brasília – Desde que foi lançado o primeiro sinal de TV digital, em 2007, o valor do preço do conversor registrou uma queda de 84%. Na época, segundo nota divulgada hoje (29) pelo Ministério das Comunicações, o custo do aparelho superava R$ 1 mil. Atualmente, é possível encontrar conversores a um custo de R$ 200.

De acordo com a nota, o país deve fechar 2010 com um balanço de mais de seis milhões de aparelhos de TV produzidos já com o conversor digital integrado. A expectativa é de que esse número aumente em 2011, pois o governo tornou obrigatória a adaptação de todos os aparelhos novos com tela igual ou superior a 26 polegadas. Antes, essa obrigação abrangia apenas os aparelhos cuja tela era de 32 polegadas ou mais.

Para o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, a estimativa é de que, em 2012, praticamente 100% dos televisores produzidos no Brasil sejam aparelhos integrados, com a capacidade de fazer a recepção digital.

O sinal digital já está disponível para cerca de 90 milhões de pessoas em 425 municípios de todas as unidades federativas do país. A digitalização completa está prevista para 2016, ano em que está previsto o desligamento do sinal analógico.

Edição: Talita Cavalcante

Leia também:

Mais de 400 municípios já recebem o sinal da TV digital brasileira Lula: marco regulatório dos meios de comunicação não é censura à imprensa Países do Sul da África decidem pelo sistema europeu de TV digital Países do Sul da África discutem padrão de TV Digital França limita participação de capital nas emissoras de TV aberta