Pré-matrícula termina nesta segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de outubro de 2006 as 12:53, por: cdb
Atualizado em 14/11/16 15:20

A primeira fase da pré-matrícula na rede estadual acaba nesta segunda-feira. Este ano, as inscrições superaram os números do ano passado. A média é de nove mil cadastros por dia tanto pela Central de Atendimento gratuito (0800 20 33 22), quanto pelo site na Internet (www.prematricula.see.rj.gov.br).

Até agora, 144.061 reservaram uma vaga para a 5ª série do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio, 1º ano do Ensino Normal ou ainda para as fases V (correspondente à 5ª série do Ensino Fundamental) ou I (Ensino Médio presencial semestral) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de inscrições, 76.056 se inscreveram por telefone (53%) e 68.005 pela Internet (47%). 

– Vamos reinaugurar em novembro 58 escolas ampliadas para atender a essa explosão de demanda – afirmou o secretário de Educação, Arnaldo Niskier.

Nesta segunda-feira, a quantidade de pessoas que pretende concorrer a uma vaga deve chegar a 10 mil, sendo 52% pelo call-center.

A superintendente de Planejamento e Integração da Rede, Dalva Borges, lembra que também termina também nesta segunda o prazo para quem quer corrigir os dados informados no ato da inscrição.

Para agilizar o atendimento, pela Internet ou telefone, o candidato deverá informar o nome completo e data de nascimento; dados da certidão de nascimento, constando ano, livro, termo/registro, município onde foi lavrada e unidade federativa do cartório; endereço completo; nome da mãe ou responsável legal e até cinco opções de escolas por ordem de preferência.

Terão prioridade os estudantes portadores de necessidades especiais; crianças e adolescentes de até 18 anos; alunos que já são da rede pública de ensino e alunos que moram perto da escola. Como critério de desempate, a preferência será dada ao aluno mais novo.

O próximo passo da matrícula começa 31 de outubro e vai até 9 de novembro. Nesta etapa, as cartas de confirmação de vagas serão impressas e deverão chegar ao endereço dos matriculados até o dia 26 de novembro. Caso o aluno não receba esta carta, deverá ligar para o 0800 20 33 22, para saber o que aconteceu.

De 18 a 31 de dezembro, todos os alunos deverão comparecer à unidade escolar indicada na correspondência, para confirmação da matrícula. Será necessário levar documentos e a carta no período informado.