Pratini de Moraes é mais um candidato da direita a disputar cargo de FHC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de outubro de 2001 as 21:04, por: cdb

O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes (PPB-RS), lançou nesta segunda-feira a sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PPB. Segundo ele, seu nome já foi indicado por 15 diretórios estaduais do partido e não será necessário prévias.

“Não sou candidato, mas não posso me furtar a permitir que meu nome seja considerado. Como gaúcho, não fujo da carreira (corrida)”, disse o ministro.

Ao mesmo tempo em que lança seu nome para a sucessão presidencial em 2002, o ministro diz que o partido estuda o apoio ao candidato governista já no primeiro turno da eleição e que, com certeza, se aliará e ele, em um eventual segundo turno.

Pratini diz que sua candidatura não tem como base as pesquisas de intenção de voto, mas acredita ter a aprovação popular. “Lembrem-se que eu sou gaiteiro, eu também sou do povo e sou torneiro mecânico de profissão”, disse o ministro.

Em palestra hoje na Associação Comercial do Rio de Janeiro, Pratini fez um discurso típico de candidato e aproveitou para criticar o provável candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

“O importante é que nós comecemos a construir candidaturas e idéias para pôr em clara oposição o que nós estamos assistindo ai, que são essas idéias de apoiar subsídios franceses”, disse ele se referindo às declarações feitas por Lula em defesa da política francesa de subsídios à agricultura.

“Mais recentemente, nós assistimos uma proposta absurda de que exportar é ruim”, disse o ministro. No lançamento do programa “Fome Zero”, na semana passada, Lula disse que a prioridade seria o mercado interno para depois preocupar-se com as vendas externas de produtos alimentícios.

Sobre o pré-lançamento do nome do deputado Delfim Netto (PPB-SP) à Presidência, Pratini disse que jamais disputaria com ele a indicação do partido e, caso ele seja candidato, terá o voto dele.