Powell vai a Israel para discutir implantação do plano de paz

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de junho de 2003 as 14:47, por: cdb

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, estará em Israel na próxima sexta-feira e fará parte do esforço norte-americano para implementar o mapa da paz entre israelenses e palestinos, disse uma autoridade dos Estados Unidos nesta terça-feira.

Powell deixou Washington rumo ao Camboja na última segunda-feira para participar de uma reunião regional na Ásia. Ele visitará Bangladesh, na próxima quinta-feira, e então voará para a Jordânia para uma conferência sobre economia no Mar Morto.

A autoridade norte-americana, que pediu para não ser identificada, afirmou não ter detalhes sobre as reuniões de Powell em Israel.

Uma rádio israelense disse que ele se encontrará com o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e o ministro das Relações Exteriores, Silvan Shalom, e irá para Ramallah, na Cisjordânia, para encontrar-se com palestinos.

O novo enviado norte-americano para o Oriente Médio, John Wolf, conversou nesta terça-feira em Gaza com o primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas.

No último domingo, Powell participará de uma reunião em Amã, Jordânia, do quarteto internacional de mediadores. O grupo inclui a União Européia, Organização das Nações Unidas e Rússia, além dos Estados Unidos.