Portugueses ampliam presença no mercado brasileiro de petróleo

Arquivado em:
Publicado Segunda, 16 de Outubro de 2006 às 07:33, por: CdB

A Galp - uma das maiores empresas de petróleo de Portugal - vai participar, em parceria com a Petrobras, na oitava ronda de licitação para atribuição de licenças de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Marcada para os dias 28 e 29 de Novembro, esta rodada irá licitar 284 blocos, localizados em 14 sectores de sete bacias sedimentares. Esta iniciativa, segundo o Diário Económico, de Lisboa, já estava prevista pela petrolífera nos "projetos futuros" referidos no prospecto para a entrada em bolsa. A decisão de participação estava dependente da "avaliação do potencial de hidrocarbonetos dos blocos em oferta" mas aconteceria "sempre em parceria com a Petrobras".

O negócio da exploração e produção da Galp receberá, de acordo com a mesma fonte, um investimento de 769 milhões de euros, cerca de 23% do total previsto para o período 2006-2010, o que permitirá que esta área de negócio passe de um peso 7,5% para 23,3% do valor do EBITDA da petrolífera portuguesa.

Atualmente, o total de reservas de petróleo da Galp, em 30 de Junho deste ano, era de 41,4 milhões de barris. Dados da consultora independente para a indústria petrolífera Gaffney, Cline & Associates, citados pelo jornal português, permitem-lhe, porém, estimar esse valor em 43,2 milhões de barris. Estes números referem-se, sobretudo, à participação no bloco 14, em Angola, onde estão confirmados 35,6 milhões de barris, embora a Galp conte com mais 5 blocos neste país africano e 54 no Brasil.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo